Breaking News :

nothing found
November 14, 2019

Um simples plano para escrever um conteúdo poderoso

Olá escritor de artigos fantásticos.

Isso mesmo, estou falando com você. Você tem em mãos o WordPress (ou outra plataforma de blog) que é uma ferramenta valiosa. Você o usa para atrair novos clientes potenciais, para construir a confiança com eles – palavra por palavra.

E você faz isso de chinelos, até porque sapatos são opcionais no nosso mundo, certo?

Seus sapatos podem ser estranhos, confusos, mas suas palavras precisam ser notáveis.

A boa criação de conteúdo é a espinha dorsal dos negócios online.

Mas, como você pode fazer isso acontecer? Bem, uma opção é beber muito café e ficar até tarde da noite, antes de publicar o seu post, sufocando-se em bocejos e apertando os olhos para ver sua tela.

Mas a melhor opção é espalhar o processo de escrita e edição ao longo de algumas horas e escrever o seu post em etapas, sem nunca sair de seus chinelos. Parece bom?

Qualidade superior a quantidade

Você acredita que escrever um post épico por semana é a melhor estratégia a longo prazo do que escrever o conteúdo medíocre todos os dias?

Se sim, você está certo!

Isso é o que você deve buscar: um post semanal que vai atrair a atenção, estabelecer a sua autoridade e incentivar as pessoas a compartilhar suas informações.

Tudo começa em uma manhã.

Hora 1: Comece com uma ferramenta de mapas mentais

Chinelos? Bebida favorita no seu lado? É hora de começar.

Comece a pensar sobre o tema e o ângulo que você irá abordá-lo. Utilize um programa de mapas mentais, eu utilizo o (mindmaister) – ou um pedaço de papel e sua caneta favorita – e prepare-se para começar a escrever.

  • Exemplo de tema: Escrita Persuasiva
  • Exemplo de Ângulo: A escrita persuasiva como estratégia de marketing
  • Exemplo de Título: Escrita persuasiva: a poderosa arma do marketing
  • Exemplo de Subtítulo 1: Os maiores erros que as pessoas cometem ao utilizá-la
  • Exemplo de Subtítulo 2: Obtendo ideias para sua escrita no chuveiro

Seu título é o mais importante grupo de palavras em seu post, então gaste bastante tempo criando aquele que vai dar ao seu post a atenção que você está procurando. Coloque isso no centro do seu mapa mental.

Seus subtítulos podem ramificar-se a partir daí. Subtítulos formam a espinha dorsal de seu conteúdo: tenha eles e todo o resto irá fluir.

Seus subtítulos devem ser informativos o suficiente para que alguém, quando escanear o seu post, consiga entender a essência dele.

Eles devem ser intrigantes o suficiente para que a pessoa queira se aprofundar e aprender mais.

E isso é o suficiente para a primeira hora.

O primeiro passo é o mais difícil, mas é um bom começo. Mova-se para sua segunda hora, que será pesada.

Hora 2: Hora de preencher os detalhes

Você pode precisar de uma ajuda extra de sua bebida favorita para a tarefa dessa segunda hora. Você vai “encorpar” o esquema que você criou com detalhes e escrever o resto do seu post.

Ainda assim, mantenha os chinelos. Você precisa estar confortável para que você possa começar o trabalho.

A primeira coisa a fazer é olhar o título e os subtítulos que você escreveu anteriormente. Será que ainda fazem sentido? Eles ainda são intrigantes? Você está ansioso para preencher o que está faltando?

Se não, isso levará algum tempo para ser ajustado. Reforce a estrutura básica do seu post, então você terá alguma coisa para pendurar o resto de suas palavras.

Quando estiver satisfeito, é hora de preencher os dados. Preparar, apontar, fogo!

Eu sei o que você está dizendo agora. “Não é uma corrida.” Na verdade, nesta fase, é.

A maneira mais rápida de ter o resto do seu post escrito é escrevê-lo o mais rápido que você puder. Escreva o seu primeiro parágrafo. Escreva o resto da sua introdução. Preencha os detalhes sob seus subtítulos. Envolva tudo no final e inclua algum tipo call to action (chamada para a ação).

O. Mais. Rápido. Que. Você. Puder.

Por que tão rápido?

Porque nesta fase, você não deve estar analisando cada palavra. Você precisa registrar seus pensamentos e não editar. A edição é para mais tarde.

Por fim, antes de encerrar o trabalho no seu post para essa hora, procure uma imagem. Existem muitos recursos para encontrar boas imagens, mas passe algum tempo procurando por uma imagem que irá complementar suas palavras e chamar a atenção para os seus conceitos.

Deixo aqui alguns sites para você pegar imagens legais e gratuitas!

  • http://www.sxc.hu
  • http://br.freepik.com
  • http://pixabay.com/
  • http://www.freepixels.com/

Em seguida alongue-se e espaireça para que você olhe com outros olhos para o seu post na próxima hora.

Hora 3: Editar e ajustar

Na terceira hora você estará mais relaxado, então se prepare e dedique-se ao seu projeto de post mais uma vez.

Dê uma lida e veja como ele está. Melhor ainda, leia em voz alta com uma voz monótona para ter certeza de que ainda faz sentido e soa bem, mesmo sem entonações.

Edite, re-escreva e mexa o que quiser no texto, se necessário. Continue lendo e ajuste até que ele esteja OK.

Em seguida, formate seu texto para facilitar a leitura. Adicione listas de itens onde você puder. Adicione trechos usando citações em bloco. Divida parágrafos longos em pedaços menores para torná-los mais fáceis de serem lidos.

Antes de publicá-lo, veja esta lista e verifique se você pode responder “sim” para tudo:

  • A manchete consegue chamar a atenção?
  • A imagem é intrigante por conta própria?
  • Será que os subtítulos contam a história por si mesmos?
  • Você fez uma pergunta interessante no final para incentivar os comentários e a conversa?
  • Será que você adicionou uma chamada para a ação (call to action) para um produto, serviço ou para a sua lista de e-mail?

Hora 4: Publicação Promoção

Agora você “quase” pode desfrutar dos frutos de seu trabalho. Mas o seu trabalho ainda não acabou por isso ainda não é hora de relaxar.

Hora de publicação é hora de promoção. Você passou três horas elaborando o post para que ele merecesse atenção, e é seu trabalho garantir que ele a receba. Como você pode fazer isso? Tente:

  • Estar disponível para responder aos comentários, responder perguntas e conversar com os seus leitores;
  • Promover seu post através das mídias sociais: Facebook, Twitter e outras que você usa;
  • Você escreveu um post especialmente épico? Se sim, adicione essa tarefa:

Envie e-mails a outros donos de blog e conte-lhes sobre isso. Peça para que eles compartilhem com seus seguidores.

Não é fácil escrever mensagens épicas, semana após semana, mas dividir o trabalho ao longo de várias horas tornará as mensagens viáveis.

Construa tempo em sua agenda para produzir o seu post, isso fará de você um editor melhor.

E o melhor de tudo é fazer tudo isso em seus chinelos, assim você irá se sentir como o rei de seu mundo.

Qual é o seu cronograma de escrita?

Esta é uma maneira de escrever posts épicos, mas há muitas outras.

Você tem uma técnica favorita?

Vamos falar sobre ela nos comentários…

admin

Read Previous

Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças

Read Next

Como escrever conteúdo interessante sobre assuntos “chatos”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *