contato@comunicabc.com.br

24 de abril, 2024

Saiba a hora correta de você trocar os itens da sua casa

itens da sua casa

Cuidar bem de uma casa significa também saber cuidar e preservar os itens que fazem parte dela. A higienização de itens como toalha de banho, travesseiros e tapete ajudam não apenas a mantê-los limpos, protegendo a sua saúde, mas também a preservá-los por mais tempo, sem a necessidade de trocá-los após pouco tempo.

No entanto, mesmo com essa atenção, esses itens não são eternos e precisarão ser trocados. Neste texto, entenda melhor a vida útil de alguns dos principais itens do dia a dia da sua residência.

Colchão

Para muitas pessoas, a troca de colchão só deve acontecer quando ele já estiver em um estado muito ruim. Entretanto, optar por essa estratégia pode ser extremamente prejudicial para a coluna de quem dorme nele, assim como prejudica a saúde do sono, oferecendo desconforto e impossibilitando que o corpo se recupere de forma adequada. Isso sem contar que ele acumula resíduos, ácaros e sujeiras ao longo dos anos.

Assim, independentemente do tipo de colchão que a pessoa tem em casa (látex, água, ar, espuma ou mola), o ideal é que considere a troca dele a partir de 5 anos de uso. Essa troca não deve passar de 10 anos, sendo 7 anos um bom período para adquirir um novo.

Travesseiros

Outro item do quarto que merece atenção são os travesseiros, que também acumulam impurezas à medida que são utilizados. Higienizá-los com regularidade é recomendado, principalmente para quem sofre com alergias, mas mesmo adotando essa prática, ainda será preciso comprar novos após um tempo.

Muitos especialistas recomendam que essa troca aconteça a cada seis meses. Com boa higienização, é possível garantir uma boa vida útil para eles até dois anos, mas após esse tempo, é importante que se realize a troca.

Sofá

É normal que os moradores se apeguem ao sofá da casa, mas ele não pode ser eterno e, após muitos anos de uso, também precisa ser trocado. Essa substituição precisa ser feita sobretudo em casos em que ele apresenta defeitos como manchas, mau cheiro e excesso de desgaste.

Por outro lado, a vida dele pode ser prolongada em situações em que o pé estiver quebrado ou alguma parte dele rasgada, por meio de reparos. Mas de uma maneira geral, a vida útil dele é de até 15 anos.

Tapete

Se há um item na casa que acumula ácaros, poeira e outros resíduos é o tapete, sobretudo porque ele costuma ficar em um ambiente mais movimentado, como a sala. Essa característica faz com que seja fundamental ele ser higienizado regularmente para poder durar muito tempo.

A vida útil dele costuma ser bem longa: pode chegar até 25 anos, de modo que ele acaba não sendo um problema de imediato. No entanto, isso só será possível em casos que ele for muito bem cuidado. Se o dono perceber que não é mais possível retirar todas as manchas dele ou que ele está com partes danificadas e rasgadas, é hora de comprar um novo.

Tapete de banheiro

Por falar em tapete, é importante não esquecer dos tapetes do banheiro. Além da sujeira, eles também ficam expostos à umidade gerada pelos banhos. Por isso, o recomendado é que eles sejam trocados a cada dois anos, em média.

Toalhas

Não se engane: não é porque você limpa o corpo durante o banho que as toalhas não acumulam bactérias ao longo do tempo. Em alguns casos, elas podem até desenvolver um odor permanente, sobretudo pela umidade causada por secar o corpo. Outro ponto é que o uso frequente delas faz com que percam o poder de absorção. Assim, a troca delas deve acontecer a cada dois anos, não passando por mais de três anos para ter uma nova.

Geladeira

Os eletrodomésticos também precisam ser trocados de tempos em tempos, apesar que esses intervalos costumam ser maiores do que nos itens listados. No caso da geladeira, a vida útil dela é de cerca de 10 anos, mas caso ela comece a não preservar os alimentos da mesma forma, essa troca deve ser adiantada.

Fogão

Os itens que envolvem eletricidade, fogo e gás devem ser observados com cuidado. A limpeza das bocas de fogão deve acontecer com frequência para que não fiquem entupidas e, consequentemente, o fogão não pare de funcionar. Normalmente, a vida útil do fogão dura de 10 a 15 anos.

Micro-ondas

A mesma lógica deve ser aplicada ao micro-ondas. Geralmente, eles podem ser trocados até no máximo a cada 10 anos de uso. No entanto, se ele já tem muitos anos de uso e você nota que os alimentos estão demorando para aquecer ou que o aparelho tem feito barulhos duvidosos, pode ser um sinal de que o motor do eletrodoméstico está com problemas – e que a hora de trocá-lo se aproxima.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​