contato@comunicabc.com.br

24 de abril, 2024

Entenda os problemas de saúde mental na relação

saúde mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quase um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno no mundo todo. Os principais problemas de saúde mental incluem o transtorno de ansiedade, depressão, a síndrome do pânico e o transtorno afetivo bipolar.

O alerta também vale para os casais, que muitas vezes precisam lidar com algum tipo de problema de saúde mental na relação. Além disso, alguns desses problemas podem surgir por causa do relacionamento ou de situações relacionadas ao casal.

Maicon Paiva, Espiritualista e especialista em relacionamentos do Espaço Recomeçar, conta que é fundamental cuidar da saúde mental estando em um relacionamento amoroso. “Muitos problemas de saúde mental podem afetar um relacionamento ou até surgir a partir da relação. Por isso, os cuidados com a saúde mental são essenciais para nutrir um relacionamento saudável e ter equilíbrio na vida”, conta Maicon. 

Abuso emocional ou físico no relacionamento

Em se tratando de relacionamentos e saúde mental é fundamental lembrar que abuso emocional ou físico dentro de uma relação caracteriza um relacionamento abusivo. A Organização Mundial da Saúde Mulheres revelou que em 2020, 243 milhões de mulheres no mundo passaram por algum tipo de violência física, psicológica ou sexual causada por um parceiro amoroso. 

Maicon conta que homens e mulheres podem acabar se relacionando com pessoas abusivas. “Qualquer pessoa pode entrar em um relacionamento abusivo, embora seja mais comum a opressão masculina sobre as mulheres. Em casos assim, é muito importante que a vítima saiba reconhecer que essa não é uma relação adequada e busque a melhor forma de lidar com essa situação, seja conversando com o opressor ou saindo da relação”, conta o Espiritualista.

Segundo o Espiritualista do Espaço Recomeçar Maicon Paiva, também é importante procurar ajuda. “Dependendo do caso, é muito importante buscar ajuda de outras pessoas e até de órgãos de defesa para não ter complicações maiores. Ninguém jamais deve aceitar abuso emocional ou físico apenas para manter um relacionamento”, orienta Maicon.

Falta de intimidade emocional na relação

Além dos relacionamentos abusivos, Maicon conta que a falta de intimidade emocional na relação pode gerar problemas de saúde mental para o casal. “Muitas pessoas possuem dificuldade em gerar uma intimidade emocional dentro do relacionamento. Isso pode acontecer porque algumas pessoas são muito reservadas ou foram criadas dessa forma. No entanto, a outra parte pode sentir uma certa necessidade em aprofundar essa intimidade como casal, o que pode resultar em dependência emocional”, esclarece o Espiritualista.

Maicon faz o alerta: “a falta de intimidade emocional, que é a dificuldade em expor os sentimentos ao outro, pode gerar quadros de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental. Por isso, é muito importante que o casal esteja completamente envolvido um com o outro e os dois tenham cuidados com a saúde mental para uma vida mais equilibrada”.

Problemas de dependência financeira

Também é importante considerar que os problemas de dependência financeira são os principais motivos que fazem muitas pessoas permanecerem em relacionamentos abusivos. “É muito comum ver casos de pessoas que aguentam situações abusivas na relação apenas por ser dependente financeiramente do outro”, comenta Maicon.

Ele também orienta sobre a dependência financeira: “há casos também em que a pessoa pode desenvolver problemas de saúde mental justamente por não ter a sua independência financeira. Essa situação pode gerar uma sensação de inutilidade, de solidão, de necessidade e de dependência, o que não faz nada bem para a saúde mental de um indivíduo”.

Em todo caso, Maicon orienta: “para um relacionamento dar certo é importante que exista saúde mental, saúde física e saúde emocional. Por isso, um casal de sucesso precisa ter esse cuidado um com o outro para manter uma vida feliz e saudável”.

Se você gostou desse conteúdo, veja mais artigos informativos como esse aqui no site e se mantenha atualizado.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​