contato@comunicabc.com.br

24 de abril, 2024

Quais são as principais dicas para compor a decoração de uma cozinha?

decoração de uma cozinha

Já pensou na importância e nos detalhes da decoração de uma cozinha? Todos que têm um imóvel querem deixá-lo com a sua cara – e a cozinha tem de ser uma das prioridades nesse processo.

Afinal, é na cozinha que se prepara as refeições (e se come a maioria delas). Além disso, ela guarda um sentimento de intimidade que poucas outras áreas passam.

Aqui, a decoração vai além de reunir um conjunto de itens. Ela transmite gostos, sentimentos e intenções por parte de quem decora e vive no espaço.

Leia o texto a seguir para compreender a fundo a importância da decoração de uma cozinha e ter dicas a respeito disso.

Por que organizar a cozinha? 

O design de interiores ainda é considerado por muitas pessoas como algo exclusivo a pessoas com muito poder aquisitivo. Mas quem pensa assim está errado.

As preocupações com o design de interiores vão além de apresentar um ambiente bonito e caro. Afinal, podem afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas – seja na vida doméstica ou na empresa de terceirização de serviços de limpeza.

Nós explicamos melhor essa ideia nos tópicos abaixo, acompanhe!

Proporciona um clima agradável

Cada elemento que compõe o estilo ou tema de uma área de convivência transmite uma certa sensação a quem frequenta.

Isso fica ainda mais evidente quando se trabalha com determinadas tonalidades de paredes, objetos e acessórios decorativos.

As cores amplamente utilizadas na reforma da casa podem evocar emoções positivas e negativas, dependendo de seu uso e combinação.

Com a ajuda delas, é possível despertar emoções e até transmitir valores importantes da recarga extintores SP.

Gera conforto

Um bom projeto de decoração de interiores é aquele que contempla diversos tipos de conforto, desde o visual até o mental.

Por isso, trabalhar com elementos que proporcionem essa sensação é um caminho certeiro para melhorar a qualidade de vida.

Quem não quer uma cozinha funcional com muito espaço de circulação e móveis bem posicionados junto de um projeto elétrico completo, não é mesmo?

Esse cuidado é necessário para que o dia a dia dos moradores seja agradável e que eles possam receber amigos e familiares sem preocupações.

Quando colocadas nos lugares certos, as luzes amarelas podem criar uma atmosfera íntima e divertida, por exemplo.

O conforto também é proporcionado por tecidos selecionados para cada estação. Tecidos abertos e mais lisos aliviam o calor nos dias quentes, enquanto peças grossas e fofas ajudam a combater o frio no inverno. 

Mas tenha atenção aos espaços em que os tecidos serão colocados para manter a segurança na cozinha.

Simboliza afeto e memória

Quadros, fotografias, pinturas feitas por um ente querido, um pedaço de pano passado de mãe para filha, um livro que passará de geração em geração: todos esses recursos dão vida aos ambientes e embelezam uma casa

Eles podem lembrá-lo de um período específico de sua vida ou de conquistas das quais você se orgulha.

Um lar é também um abrigo para boas lembranças. Faça dos elementos decorativos peças que relembrem familiares, mas entenda a disposição na cozinha. Afinal, além de confortável e aconchegante, ela precisa ser funcional.

Traz comodidade e funcionalidade

O modo como o espaço da cozinha é utilizado tem tudo a ver com as decisões decorativas aplicadas a ele.

Não é apenas distribuir quadros e utensílios esteticamente bonitos. Também contam:

  • Posição dos móveis;
  • Posição dos eletrodomésticos;
  • Espaço transitável;
  • Qualidade dos móveis.

Especialmente quem passa muito tempo em casa trabalhando em projeto elétrico predial em home office precisa de uma cozinha que seja prática.

A boa decoração, planejada e concretizada ao lado de profissionais da área, proporciona uma ótima experiência nesse sentido.

Previne o estresse

É isso mesmo! Já ouviu falar que a organização dos ambientes domésticos é um reflexo da organização e tranquilidade mental de quem mora neles?

Portanto, quando a sua cozinha (assim como todo o resto da casa) é um lugar plenamente decorado, ele é também plenamente organizado.

Tudo se encontra onde se deve encontrar: facas, garfos, colheres, panelas, alimentos… Não é necessário passar longos minutos à procura de uma tampa perdida, por exemplo.

Na hora de preparar refeições isso é ainda mais notório. Simplesmente não dá para cozinhar com a calma e a tranquilidade necessárias em um cômodo todo bagunçado, não é?

Pois bem: a decoração de interiores oferece estratégias e soluções próprias para gerenciamento de riscos ocupacionais.

Dicas para realizar a decoração de uma cozinha 

Se você gostou das informações que trouxemos até aqui, mas não sabe por onde começar a repaginar sua cozinha, calma!

Primeiro, saiba que você pode fazer isso mesmo sem dispor de tanto tempo ou recursos.

Segundo, as decisões de decoração têm que partir das suas necessidades. Então, tenha-as em mente lendo as dicas a seguir.

  1. Priorize os armários

Esses são, provavelmente, os móveis mais importantes de uma cozinha. Armários para guardar louças, utensílios e alimentos nunca são demais.

Você pode pedir para um profissional fazê-los sob medida para a sua casa. Assim, o espaço vai ser aproveitado da melhor forma.

Principalmente quando se tem uma cozinha menor, o tamanho e a quantidade de armários disponíveis pode ser um problema.

Por essa razão, a busca por um serviço especializado pode ser a melhor alternativa.

  1. Vá além de tons brancos

A cozinha toda branca ou de inox é um estereótipo comum. Mas saiba que você pode ir muito além dela!

Não tenha medo de apostar em cores vivas e vibrantes, como vermelho e amarelo.

Integre os móveis, paredes e piso pensando em combinações que dêem vida e leveza ao cômodo.

Aqui, o gosto pessoal pode falar mais alto. 

Só tome o cuidado de usar tons claros no azulejo da parede, por exemplo: respiros são importantes para que a cozinha seja a mais agradável possível.

  1. Faça ilhas sociais

A cozinha é cada vez mais estabelecida como o ambiente social da casa e não apenas como o local onde se cozinha e come. Isso é ainda mais evidente ao perceber que é o local em que familiares e amigos se reúnem para bate-papo.

Seguindo essa lógica, as ilhas de cozinha já são uma forte tendência há alguns anos e se mantêm! 

Elas são como uma bancada central e possuem forno, bancada e pia.

As ilhas geralmente ficam localizadas entre a cozinha e a sala e possuem banquetas, justamente para facilitar a socialização.

Dessa forma, quando você convidar os colegas da fábrica de chaves codificadas para um jantar ou um churrasco, o clima vai ficar bem mais amigável, ampliando os pontos de contato.

  1. Não se esqueça do teto

Já mencionamos o piso e as paredes, mas também é importante ter atenção ao teto! Sim, a parte superior da casa também pode ser muito bem aproveitada.

Se você tem uma coleção muito grande de panelas, por exemplo, pode pendurá-las em uma estrutura semelhante a um varal no teto.

Além de muito prático e seguro, é bastante agradável esteticamente falando. Afinal, traz um ar de modernidade e despojamento atrativo.

Quem deseja ver o preço M2 estrutura metálica para telhado realmente valendo a pena, tem que conhecer as vantagens dessa prática.

  1. Pense bem no posicionamento dos eletrodomésticos

A cozinha costuma envolver um número bastante elevado e variado de eletrodomésticos: fogão, microondas, geladeira e mesa.

Assim, há alguns cuidados muito importantes que você deve ter na hora de definir onde cada um será disposto.

A geladeira deve ficar sempre longe do fogão. Caso contrário, a gordura que respinga na hora de cozinhar vai atingir a geladeira e sujá-la.

Outro ponto importante é evitar acidentes domésticos. Imagine uma geladeira lado a lado a um fogão. A porta do refrigerador pode atingir uma panela que está no fogo e causar problemas sérios.

Circunstâncias como esta devem ser sempre previstas e evitadas, com a mesma seriedade dos profissionais em equipamentos de proteção individual radiologia!

  1. Compre utensílios criativos

Pesquise em lojas especializadas (virtuais ou físicas) opções de garfos, facas, conchas e panelas mais criativas.

Um conjunto de utensílios bonitos e diferentes podem, sim, compor a decoração da sua cozinha – e dar um toque todo especial a ela.

Pode ser um design diferenciado de uma colher ou um porta-talheres com palavras que transmitam familiaridade, por exemplo.

Use o seu gosto a seu favor nesse aspecto e monte um conjunto de utensílios que realmente tenham a cara da sua casa!

  1. Deixe os temperos expostos

Aqui, vamos unir praticidade e modernidade: prateleiras expondo os mais diversos temperos fazem parte de uma tendência bastante promissora.

Você pode fazer isso usando prateleiras, nichos e/ou estantes pensadas especialmente para isso.

O ponto mais importante é ter a coleção de temperos sempre à mão para qualquer receita.

Além de, é claro, dar um toque diferente, mais íntimo e despojado, a esse cômodo tão importante que é a cozinha.

Conclusão

A cozinha é um recanto de paz e tranquilidade. Ela simboliza muitos momentos especiais em família ou com amigos.

O momento da refeição é extremamente simbólico. E tudo fica ainda mais memorável com uma cozinha muito bem decorada!

Por isso, invista na qualidade decorativa desse espaço e aproveite cada minuto neste cômodo de forma mais agradável.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​