contato@comunicabc.com.br

24 de abril, 2024

Mudança: o que levar em consideração para o primeiro apartamento?

Mudança de casa

Veja o que deve ser observado antes de fazer a mudança.

O primeiro imóvel pode ser considerado um marco na vida de uma pessoa, afinal de contas, trata-se de um momento de transformação de toda uma rotina. Isso independe até mesmo se a morada em questão é alugada ou própria.

Em se tratando mais especificamente de mudanças para apartamentos, é interessante avaliar diferentes aspectos antes de bater o martelo para fazer a mudança. É fundamental observar o estado da pintura de parede para saber se será necessário reformar e dar uma nova cara ao espaço.

Pensando nisso, separamos um verdadeiro compilado com tudo aquilo que você precisa considerar na hora de se mudar para o seu primeiro apartamento. Dessa maneira, você evita surpresas desagradáveis e consegue ter mais tranquilidade, mesmo quando houver pequenos imprevistos.

Aspecto financeiro precisa ser colocado em pauta

Independentemente do apartamento ter sido alugado ou comprado, a questão financeira sempre terá grande impacto sobre a sua moradia. Apesar disso parecer bastante óbvio, há quem se descuide e acabe criando dívidas maiores do que pode arcar por não saber controlar e, tampouco, avaliar os próprios gastos.

Dizer isso é importante porque a escolha de qualquer imóvel precisa considerar o quanto de dinheiro você tem disponível, tanto naquele momento quanto a longo prazo. Por exemplo, um apartamento na região central da cidade será muito mais caro que outro em bairros mais afastados.

Ou ainda um apartamento mais velho (a depender da localidade do imóvel) pode ser mais barato que aquele mais novo, mas pode ter problemas que o segundo não tem. Todas essas variáveis vão influenciar nos gastos que você vai ter, então, ponha tudo na balança antes de se decidir.

Para além do aspecto financeiro, há ainda diferentes questões que precisam ser consideradas na escolha do seu primeiro apê. É o que você observa a seguir.

Condomínio

O pagamento do condomínio é algo praticamente geral para quem mora em apartamento, pois garante a limpeza e organização do prédio, bem como possíveis gastos com manutenção e pagamento de funcionários. Considere, portanto, o valor mensal para não tomar sustos no final do mês.

Posição solar

A posição que o imóvel fica em relação ao sol é muito importante, à medida que influencia na iluminação e no aquecimento natural do local. Lugares que recebem mais radiação durante a manhã tendem a ser mais agradáveis que aqueles que ficam com a exposição da luz da tarde (que é mais quente).

Localização

Farmácia, agência bancária, supermercado, praça, escola, academia, lojas e serviços especializados: tudo isso deve ser observado quanto à localização do seu futuro apartamento. Dessa forma, você garante um acesso mais rápido e facilitado a tudo o que você precisa no seu dia a dia.

Vizinhança

Já pensou acordar no meio da noite com o barulho de um bar? Ou ainda não conseguir descansar à tarde por conta do barulho da criançada durante o recreio? Para evitar esse tipo de situação, é imprescindível conhecer a vizinhança. Sendo assim, evite imóveis que fiquem muito próximos a bares, clubes e escolas, por exemplo.

Acabamento

Em relação ao acabamento, você tem que avaliar se o apartamento está do jeito que você gostaria ou se ainda precisa de alguma reforma. A pintura pode trazer uma nova cara, mesmo para o lugar mais simples. Busque usar cores com certo equilíbrio, evitando tonalidades fortes em lugares como quarto e sala.

Quantidade de cômodos

Não dá para escolher um apartamento sem considerar a quantidade de cômodos — e isso vale tanto para quem vai morar só quanto para quem tem um(a) companheiro(a). Ter um quarto a mais para ser usado como escritório, por exemplo, pode ser necessário para quem trabalha no estilo home office.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​