Breaking News :

nothing found
June 6, 2020

Fatores que influenciam seu bem-estar e sua qualidade de vida

Você já parou para pensar: o que é qualidade de vida para você? Essa é uma pergunta que não tem resposta certa, é um parâmetro muito amplo, e que depende dos sonhos e gostos de cada um. Mas, de uma maneira geral, trata-se, assim de uma sensação de prazer de um bem-estar.

De uma maneira geral, alguns fatores vão impactar a qualidade de via, é preciso o mínimo para ser feliz e se sentir bem como saneamento básico, boa saúde ou bons tratamentos, alimentação de qualidade, momentos de lazer e tranquilidade financeira.

Excesso de trabalho

Esse é um aspecto que com certeza impacta negativamente na qualidade de nossas vidas. Vivemos em constante pressão no mundo corporativo, onde a produtividade deve estar em constante crescente, erros não são permitidos e não há espaço para o depois.

Prova disso, é que é crescente em quantidade e qualidade o aumento das doenças laborais, aquelas causadas pelo trabalho, incluindo depressão, suicídio e a síndrome de Burnoutr.

A Síndrome de Burnout é uma doença recente que se caracteriza por um completo e absoluto esgotamento físico e mental, causado por questões da vida profissional, pelo excesso de trabalho.

Estresse

O estresse caminha de mãos dadas com nosso tópico anterior, as jornadas excessivas de trabalho, somadas a má alimentação, ao sedentarismo, a má qualidade do sono às horas perdidas no trânsito, resultado em adultos, adolescentes e até crianças estressados.

O estresse crônico por sua vez, promove um aumento na produção de hormônios, como adrenalina e cortisol, que trazem várias consequências negativas para a saúde como aumento da tensão muscular, desequilíbrio da flora intestinal e ansiedade.

Falta de cuidados com a saúde

Atualmente mais da metade dos brasileiros está acima do peso. Além disso, mais de 40% dos homens não faz o exame de próstata a partir da idade recomendada, e aproximadamente 35% das mulheres que descobrem o câncer de mama já estão em estágio avançado.

Esses números mostram que a saúde é deixada de lado, a prevenção está totalmente esquecida, sendo que ela é mais simples e mais barata do que qualquer tratamento médico.

E nessa falta de cuidado com a saúde podemos incluir a má alimentação e o sedentarismo. Estamos na era dos alimentos ultraprocessados, as frutas, as verduras e legumes estão deixados de lado e uma má alimentação contribui para aumento do peso, diminui a qualidade do sono, prejudica o desenvolvimento, entre outros problemas.

 

Pouca quantidade e qualidade do sono

Uma noite mal dormida não traz apenas mau-humor pela manhã. A falta de sono de qualidade traz vários prejuízos para o nosso organismo e para a nossa saúde, alguns deles são:

  • Dificuldade de raciocínio
  • Dificuldade de concentração e aprendizagem
  • Produção excessiva de hormônios que prejudicam o emagrecimento
  • Sensação de cansaço permanente

Problemas financeiros

A preocupação com as contas a pagar também prejudica muito a vida dos brasileiros, inclusive somos campeões em inadimplência. Aqui falta educação financeira nas escolas, não aprendemos a lidar com dinheiro e com as finanças. Mas, nunca é tarde para se organizar e se planejar. Vida financeira programada hoje é qualidade de vida amanhã.

 

 

admin

Read Previous

Como mudar sua carreira

Read Next

Home broker o que é e as vantagens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *