contato@comunicabc.com.br

24 de abril, 2024

Está no ensino médio? Saiba como começar a se preparar para o primeiro emprego

ensino médio

O ensino médio é um momento decisivo em nossas vidas, que marca uma das maiores etapas de transição do jovem estudante para o adulto trabalhador. Nesse período, além de planejar as possíveis carreiras para seguir no futuro, também é hora de se preparar para o primeiro emprego.

É um momento que pode ser descrito como um paradoxo: ao mesmo tempo que é preciso trabalhar, você não tem experiência profissional e muitas vagas (se não todas) pedem por isso.

Assim, se você pensa em trabalhar depois do ensino médio, é importante se preparar tanto em aspectos emocionais (afinal, não é fácil conseguir o primeiro emprego) quanto nas habilidades profissionais, que podem ser adquiridas em um curso online de mídias sociais ou de auxiliar administrativo, por exemplo.

Continue a leitura e veja como se preparar para o primeiro emprego.

1. Tudo começa na preparação de um bom currículo

Um bom currículo é sua carta de apresentação e representa um passaporte de entrada no mercado de trabalho. Para ser bom, é preciso que seja objetivo e direto, afinal, é seu primeiro emprego, você não tem experiência profissional e também não tem muito o que dizer.

Para quem procura o primeiro emprego, é interessante que o currículo tenha as seguintes informações:

  • dados pessoais (nome, data de nascimento, contato, e-mail, endereço e, se tiver, o perfil do LinkedIn, algo muito relevante atualmente);
  • objetivo profissional: no seu caso, é interessante pensar em suas habilidades e, a partir disso, suas aptidões e as funções que você gostaria de exercer. Exemplo: “estágio no setor de comunicação, atuando como operador de redes sociais”.
  • habilidades: descreva suas qualificações e diferenciais;
  • formação acadêmica: no caso, cursando ensino médio. Se tiver um curso de auxiliar de escritório, informática ou qualquer outro, coloque também, do mais recente ao mais antigo;
  • experiência profissional: como se trata do primeiro emprego, você pode colocar quaisquer participações voluntárias, atividades extracurriculares, palestras, congressos e/ou seminários dos quais participou;
  • idiomas: se tiver conhecimento em algum idioma além do português, não deixe de colocar. É importante ser sincero(a) quanto ao seu nível de conhecimento, pois você será testado(a).

2. Seja realista em relação às suas expectativas com o primeiro emprego

Como se trata do primeiro emprego, é importante estar consciente de que você não terá chances de exercer uma boa função, afinal, a primeira experiência profissional está sempre relacionada a um cargo de entrada ou estágio.

Portanto, nada de almejar uma função importante, de liderança e com excelente remuneração. Também é fundamental saber que você não será promovido(a) em 6 meses. Lembre-se de que, antes disso, você deverá trabalhar adequadamente, demonstrando interesse e deixando evidente que suas habilidades melhoraram com o passar dos meses.

3. Fazer serviço voluntário é uma ótima forma de ter experiência profissional antes do primeiro emprego

As vagas disponíveis sempre pedem alguma experiência profissional, mas você está atrás do primeiro emprego. E agora, como conseguir preencher essa vaga?

Temos uma boa notícia: serviço voluntário também conta como experiência profissional. Se você ainda não fez nenhuma atividade desse tipo, procure as ONGs ou projetos sociais de escolas e igrejas que estão perto da sua casa. Além de ajudar o mundo e outras pessoas, você estará adquirindo experiência.

O trabalho voluntário é uma forma de sentir como são os ambientes coletivos de trabalho, já que ajuda a desenvolver senso de responsabilidade, organizar o tempo e suas ferramentas de trabalho e a montar uma rede de contatos profissionais.

4. Toda sua rede de contatos deve saber que você está atrás de um emprego

Sem dúvidas, é fundamental enviar currículos para todas as vagas de seu interesse. No entanto, geralmente o primeiro trabalho é conseguido por meio de indicação de algum conhecido, afinal, são poucas as empresas dispostas a ensinar pessoas a trabalhar e muitas as que procuram por um profissional preparado.

Então, para conseguir o primeiro emprego, é indispensável fazer o famoso networking, ou seja, falar para todas as pessoas conhecidas sobre o seu interesse em ingressar no mercado de trabalho.

Nas conversas com sua rede de contatos, além de falar sobre seu interesse, também é importante destacar suas principais habilidades e dizer que está aberto(a) para contribuir de qualquer forma dentro da empresa.

As chances de algum conhecido saber de alguém ou de alguma empresa que está a procura de um profissional com suas características são boas. Não deixe de fazer esses contatos.

Além dessas ações, também é muito importante realizar cursos profissionalizantes ou técnicos. Existem opções que podem ser feitas antes mesmo de concluir o ensino médio e que aumentam as chances de conseguir o primeiro emprego.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​