A decoração está por toda parte: nas revistas de arquitetura, nas paredes dos estabelecimentos e até mesmo no piso “antigo” da casa dos avós. Muitas vezes, uma décor única é repleta de criatividade, itens afetivos e muito garimpo em lojas de decoração e outros estabelecimentos.
Para ser autêntico, não é necessário que o design tenha um alto custo. A junção de boas escolhas, itens de qualidade e economia resultam em ambientes únicos, capazes de transmitir a personalidade e a energia de quem os habita. Abaixo, você confere dicas para garimpar e construir uma decoração exclusiva.
Faça uma lista das suas lojas favoritas
Na hora de garimpar, muitas pessoas pensam em comércios alternativos e esquecem que as grandes lojas também permitem essa prática. Por isso, a primeira dica é fazer uma lista das suas lojas de decoração favoritas, que pode incluir lojas regionais ou as grandes empresas que atendem também de forma online.
Com a lista em mãos, é possível criar uma rotina que vai desde as visitas frequentes aos estabelecimentos físicos até a criação de alertas de preço e novos produtos nos sites. Fazendo uma lista de produtos desejados, você ainda pode cruzar valores e modelos, encontrando os itens que mais combinam com a sua ideia.
Conheça os brechós da sua cidade
Os brechós se tornaram populares pela venda de roupas e acessórios, mas também é possível encontrar produtos de outras categorias nesses estabelecimentos. Assim como acontece nas lojas, é importante manter uma lista de brechós acessíveis que vendam itens decorativos.
A dica nesses casos é manter contato com os donos do estabelecimento ou ir frequentemente, uma vez que a rotatividade de produtos nos brechós é ainda maior. Assim, fica mais fácil garimpar as possibilidades, encontrar itens únicos e economizar na conta.
Acompanhe a programação das feiras de artesanato
É cada vez mais comum encontrar feiras de artesanato em pequenas e grandes cidades. Muitas delas têm colaboração da prefeitura ou de entidades que ajudam a manter a ponte entre empreendedores e seus clientes. Nesses espaços, é possível encontrar desde doces artesanais até objetos de decoração feitos à mão.
Acompanhando a programação da cidade, é possível se organizar para visitar as barracas e conhecer melhor o trabalho dos artesãos da região. A principal vantagem é a possibilidade de garimpar de diferentes empreendedores e fazer encomendas de itens exclusivos para a casa.
Fique atento aos bazares de garagem
Os bazares de garagem são mais uma opção para quem busca garimpar itens únicos. Nessas ocasiões, ainda é possível encontrar móveis e outros objetos maiores por preços mais em conta.
A dica para não perder nenhum bazar é participar de páginas e grupos sobre o tema na região em que você mora. Os grupos de condomínio ou do bairro também podem ajudar a divulgar esse tipo de ação. Uma dica extra para quem vai a esses locais é se preparar para as formas de pagamento, tendo em vista que esse não é um comércio em si, então pode ser que cartões não sejam aceitos.
Abra mão da ideia de que decorar é caro
Por muitos anos a decoração foi vista como algo caro, que era praticado apenas pelas pessoas com maior poder aquisitivo. Hoje, é possível ver que existe decoração e arte nos pequenos detalhes, em itens passados de geração em geração, em pisos de décadas passadas e em itens feitos de maneira artesanal.
Na hora de garimpar, é importante se lembrar disto: não é o valor de um produto que define se ele é adequado para a decoração, muito menos o estabelecimento onde ele foi comprado. O que prevalece é sempre a criatividade e a possibilidade de criar um ambiente único.