contato@comunicabc.com.br

24 de abril, 2024

Cuidados que devemos ter ao caminhar ou praticar esportes no sol

Cuidados que devemos ter ao caminhar ou praticar esportes no sol

Uso de acessórios e hidratação constante evitam problemas de saúde para todas as idades

O verão é uma das estações favoritas dos brasileiros, que lotam praias, clubes e parques, aproveitando o melhor do período. Muita gente não abre mão da proteção solar na hora de estar nesses ambientes, mas na rotina da cidade ainda é baixo o número de pessoas que tomam os mesmos cuidados ao se expor durante o dia.

Com a tecnologia disponível hoje, fica muito fácil saber quais os horários com mais incidência de raios UV e dosar a proteção adequada para cada momento. Durante as primeiras horas da manhã, a exposição é menos arriscada, mas para quem opta por andar ou praticar esportes no meio do dia a atenção deve ser redobrada.

Confira a seguir os motivos pelos quais devemos tomar cuidado durante a exposição à luz solar, quais cuidados são esses e como adaptar para diferentes situações. Sintomas como vermelhidão na pele e desidratação devem ser tratados com orientação médica, evitando automedicação.

Riscos da exposição solar sem proteção

A luz do sol pode trazer diversos benefícios, como a síntese da vitamina D pelo corpo. Porém, quando em excesso, especialmente em horários de maior intensidade, a exposição sem a proteção adequada pode resultar em queimaduras, desidratação e aumentar as chances de desenvolver problemas de saúde como câncer de pele.

Durante o verão, é muito comum que especialistas sejam convidados em programas de TV e vários outros tipos de mídia, alertando a população sobre os riscos da exposição solar. Nas praias, o uso de protetor solar é algo habitual, mas é necessário lembrar da importância da reaplicação, ainda mais após contato com água ou suor.

Como se proteger do sol em diferentes momentos

O recomendado é evitar exposição excessiva à luz do sol em períodos entre 10h e 16h, horário que pode variar em dias mais longos do ano. O meio-dia é o momento do dia em que os raios solares estão mais intensos, e também um horário onde muitas pessoas estão realizando atividades, como saindo para o almoço, ou praticando esportes.

O primeiro passo em dias quentes é manter uma garrafa de água sempre por perto, ou aumentar a ingestão de líquidos, como sucos e água de coco. O consumo de frutas suculentas também conta, como maçãs, abacaxi, melancia e laranjas. As frutas cítricas inclusive são ricas em vitamina C, que fortalecem o sistema imunológico e agem como antioxidante no corpo.

Exposição solar no dia a dia

Para quem vai sair de casa para trabalhar ou circular em espaços abertos, a dica é usar protetor solar em todo o corpo, especialmente nas áreas expostas. O melhor é usar um protetor solar específico para o rosto e outro para o corpo. O uso de chapéus, camisas e óculos também ajuda a reduzir o contato da luz solar diretamente com o corpo.

Isso vale também para dias com o famoso mormaço, onde as nuvens encobrem a luz do sol, mas expandem os raios UV, que podem causar queimaduras com facilidade. Utilizar acessórios como guarda-chuvas também é uma forma de reduzir os efeitos nocivos da exposição solar ao caminhar fora de casa.

Exposição solar ao praticar esportes

E para quem gosta de praticar esportes em diferentes horários durante o verão, o indicado é escolher um protetor solar específico para a prática de esportes. Isso por sua fórmula ser mais resistente ao suor, reduzindo a quantidade de produto que sai da pele conforme a superfície fica úmida.

Optar por roupas leves, mas que cubram o corpo também é uma forma de reduzir os riscos da exposição à luz solar. Em lojas esportivas, é possível encontrar peças de vestuário com tecidos que bloqueiam os raios UV e ainda melhoram a evaporação do suor no corpo.

É essencial manter a hidratação antes, durante e após os exercícios. Se possível, carregue uma garrafa de água, repondo o líquido em bebedouros próximos ao local. Outra opção é consumir sucos, de preferência naturais, assim como a água de coco e isotônicos, que repõem os líquidos e minerais perdidos na transpiração.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​