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15 de janeiro, 2025

Como o live marketing ajuda minha empresa?

live marketing

O live marketing é de extrema importância para a criação de uma conexão com o seu público-alvo e para o crescimento da sua empresa. Ele ajuda na identificação com a sua marca e na construção de uma relação com o cliente.

Através de experiências ao vivo com o seu negócio, as pessoas adquirem a possibilidade de criar uma relação além da divulgação e se fidelizam mais facilmente, aumentando a gama de clientes. Entretanto, como é possível criar um live marketing que impacta e converte?

O que é live marketing?

O live marketing são experiências ao vivo com uma marca. Ela pode ser:

  • Show;
  • Curso;
  • Evento;
  • Flashmobs;
  • Experimentar amostras grátis.

Existem ainda muitas outras formas de interações com o cliente de forma que ampliem a marca para uma experiência única com o consumidor.

O live marketing é uma estratégia realizada por meio de experiências ao vivo com o cliente e que possuem o intuito de promover o engajamento do público-alvo com a sua marca.

O live marketing também é conhecido como marketing de experiência e marketing ao vivo e, com ele, é possível realizar a construção da sua marca, aumentar as vendas e possui maior facilidade para fidelizar clientes.

Por exemplo, se você possui uma empresa que realiza laudo cautelar veicular, você pode realizar uma aula explicando o que os consumidores precisam tomar cuidado ao escolherem o seu carro e não correr tanto risco.

Essas interações e experiências com a empresa possui o objetivo de ajudar a humanizar a sua marca e, assim, desenvolver um relacionamento com o cliente através de experiências únicas, criando uma ótima relação com os consumidores.

Isso acontece porque as pessoas já estão buscando uma maior intimidade com as marcas e, com isso, as empresas buscam ser mais transparentes com seus consumidores em relação às suas decisões e afirmações e, também, em relação ao que vendem.

Além disso, com essas interações o cliente fica mais suscetível a se lembrar da sua empresa depois. 

Por esse motivo, os negócios investem nessa construção de relacionamento com o público, para uma conexão afetiva, emocional e sensorial, além de apenas atos promocionais.

Entretanto, a ideia de live marketing se assemelha muito com o marketing promocional. Qual seria então a diferença entre eles?

Live marketing e marketing promocional

O live marketing e o marketing promocional se assemelham muito, uma vez que ambos possuem o intuito de promover produtos, serviços e marcas através de experiências com os clientes. Entretanto, uma não é idêntica a outra.

O marketing promocional possui o objetivo de oferecer produtos e serviços ao cliente de forma que se aumente o seu interesse pela empresa, posicionando-a melhor no mercado.

Por exemplo, se você possui uma empresa que realiza projeto de estrutura metálica, você pode criar e entregar panfletos com a oferta dos seus serviços em um local próximo ao que o cliente está passando.

Entretanto, o live marketing também possui o intuito de oferecer experiências, a fim de que o negócio fique mais atrativo aos olhos do potencial consumidor.

Nesse sentido, é possível afirmar que tanto o marketing promocional quanto o live marketing possuem o mesmo objetivo, porém o live marketing seria uma evolução do marketing promocional.

Por exemplo, se você possui uma empresa que fornece equipamento para rastreamento de veículos, nos dias atuais, receber um panfleto pode até ser funcional.

Entretanto, não é tão atraente quanto receber uma experiência 3D com rastreamento de carros, uma aula ao vivo ou até uma marca patrocinando um show.

A importância do live marketing

No marketing 5.0, a interação com o cliente fora do meio promocional e a construção de um relacionamento mais profundo, através de experiências, se torna extremamente necessário.

As pessoas não se sentem mais motivadas a comprar o seu produto apenas através de comerciais e propagandas, é necessário criar algo a mais com o consumidor.

O live marketing possui como objetivo a construção de conexões reais e é exatamente isso que o mercado precisa e vem pedindo das empresas.

De acordo com a Associação de Marketing (AMPRO), cerca de 77% dos investimentos em ferramentas de live marketing são dedicados a eventos, feiras e congressos.

Isso significa que se você possui uma empresa que fornece laudo sistema de exaustão, por exemplo, um ótimo investimento para realizar live marketing seria fornecer eventos e congressos sobre o tema.

Portanto, o live marketing é a melhor forma de criar uma conexão real com os consumidores e potenciais clientes da sua empresa e, assim, aumentar o nível de conversão da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Redação BB jovem

Redação BB jovem

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