contato@comunicabc.com.br

24 de abril, 2024

Como funcionam as avaliações nos cursos EAD

cursos EAD

Modalidade à distância possibilita ao aluno a realização de cursos em qualquer lugar que tenha acesso à internet

O chamado Ensino a Distância, o EAD, é uma modalidade que permite aos alunos um aprendizado diferenciado, já que não exige a presença dos mesmos em um único espaço físico. Sendo assim, eles podem fazer o curso estando em diferentes lugares, necessitando apenas do acesso à Internet.

Essa possibilidade de estudar de modo virtual facilitou a vida de muitas pessoas, especialmente durante a pandemia de coronavírus. E, da mesma maneira que o ensino tradicional, o EAD também exige uma preparação para provas, sendo elas uma das formas de avaliar o desempenho dos alunos.

Por isso, selecionamos tudo o que você precisa saber a respeito das avaliações usando a modalidade de Ensino à Distância. Além disso, você conhecerá as principais exigências do Ministério da Educação (MEC) para a realização de trabalhos e provas.

Um pouco mais sobre o EAD no Brasil

Segundo o censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2019, a modalidade de Ensino à Distância teve, em dez anos, um aumento de 378,9% em matrículas de ingressantes. O número atual deve ser ainda maior depois da pandemia.

Apesar de aparentar ser bastante nova, a modalidade de ensino à distância já era utilizada aqui no Brasil há algumas décadas. A diferença era que ao invés do ambiente online, eram utilizadas correspondências e transmissão de som e imagem por meio do rádio e da TV.

Nesses primeiros momentos, os cursos eram majoritariamente profissionalizantes e de ampliação do letramento de adultos. A implementação do EAD em cursos de nível superior, porém, começa a ganhar espaço a partir da década de 1970, em Brasília.

Com a ampliação do uso e do acesso à Internet, especialmente para publicação de materiais e conteúdos próprios, várias instituições começaram a utilizar plataformas online. Em 1996 é criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), do MEC, que estabeleceria uma legislação mais específica sobre o EAD.

Funcionamento das avaliações no EAD

Assim como nos cursos presenciais, os cursos no EAD também exigem que o aluno passe por algumas avaliações de modo a verificar o seu aprendizado. A diferença aqui é que tanto os trabalhos e seminários quanto as provas podem ser realizados no ambiente virtual.

No caso das provas, elas podem se apresentar tanto com questões abertas (discursivas) quanto fechadas (de múltipla escolha). Quanto à forma de aplicação, as instituições podem ainda oferecer provas diferentes para cada aluno, de modo a dificultar a possibilidade de colas.

Vale dizer que a legislação brasileira exige que todo curso que usa a modalidade à distância deve ter obrigatoriamente ao menos 20% da carga horária total realizada no modelo tradicional, isto é, presencial. Trata-se de provas finais que devem ser feitas no ambiente físico da instituição, o chamado Polo de Apoio.

Essa determinação engloba tanto provas finais e atividades práticas em Laboratório quanto estágios e até mesmo o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Além disso, a lei é direcionada para cursos de graduação e pós-graduação, assim como também os cursos técnicos.

Principais formas de avaliação

Há de se lembrar também que existem três formas principais de avaliação em um curso na modalidade de ensino à distância: diagnóstica, formativa e somativa. A primeira delas deve acontecer no início do curso e tem como objetivo estipular o nível de uma determinada turma a partir do nível dos seus alunos.

Por sua vez, a formativa é aplicada ao longo do curso, de modo a avaliar como está sendo o processo de aprendizagem. Já a somativa tende a acontecer no meio e no final do curso, tendo por finalidade central o estabelecimento dos objetivos alcançados e a definição de novas metas.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​