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December 9, 2019

Como escrever conteúdo interessante sobre assuntos “chatos”

Se você está preocupado sobre como escrever um conteúdo interessante para os seus leitores, fique tranquilo, porque é bem mais simples do que você imagina.

Existem muitas técnicas e dicas por todo lado. Alguns recomendam fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto, criar um texto atraente com diversos tópicos e belas imagens e até mesmo fazer infográficos para atrair a atenção dos leitores.

Tudo isso é realmente muito importante e necessário. Mas o que realmente importa para um conteúdo de qualidade são as ”PERGUNTAS CORRETAS”. Fazendo as perguntas certas você consegue atrair milhares de pessoas interessadas em seu conteúdo.

Vamos ver o porquê que essa abordagem realmente funciona…

Não existe assunto chato, apenas chatos criadores de conteúdo.

Vejamos um tema “chato” que poderíamos abordar.

Vamos falar sobre “cadeira executiva”. Esse tema parece chato para você? Creio que sim, e foi exatamente o que me veio em mente neste momento. Então vamos ver como as perguntas certas nos proporcionariam grandes tópicos para abordar.

  • Quem inventou a primeira cadeira executiva e de onde veio a inspiração?
  • O que faz as pessoas pensarem que elas precisam sentar em uma cadeira executiva no escritório e numa cadeira normal em casa?
  • Quando é que as vendas de cadeiras executivas sobem e o que isso significa para nós brasileiros?
  • Onde são fabricadas 80% das cadeiras executivas e por que apenas 20% são feitas em outros lugares?
  • Porque somos atraídos a comprar cadeiras executivas “pomposas” para nossos escritórios?
  • Como as cadeiras executivas produzidas na China e percorrem um longo caminho são vendidas mais baratas que as fabricadas aqui no Brasil?

Veja, eu não fiz nenhuma força para pensar nesses tópicos, eu só perguntei o “quem”, “o que”, “onde”, “por que”, “como” e pensei como torná-las interessantes para mim.
Aplique o “quem”, “o que”, “quando”, “onde”, “por que” e o “como” em uma série de perguntas para o tópico relacionado ao seu nicho e isso o ajudará a ter ideias para abordar em seu artigo.

Outra forma é encontrar as perguntas que o seu público está fazendo.

Existem boas ferramentas para isso. Uma delas é a ferramenta de palavras-chave do Google, local em que você verifica o interesse das pessoas através da ferramenta e utiliza as palavras-chave estrategicamente para a criação do seu conteúdo

Outra opção que devemos nos atentar é o Yahoo Respostas. Ali encontramos as perguntas específicas e, em uma breve pesquisa na ferramenta, consegui observar as seguintes perguntas:

  • Qual é a melhor marca de cadeira executiva para escritório? 
  • Como retirar os rodízios de uma cadeira executiva?
  • Como funciona o sistema de regulagem da cadeira executiva?
  • Depois da marca Giroflex, qual é a melhor marca de cadeira executiva?
  • Alguma sugestão de onde comprar uma boa cadeira executiva aqui em Curitiba?

Estas podem parecer perguntas incrivelmente banais para você, mas lembre-se, as pessoas estão fazendo essas perguntas. Se elas estão gastando seu tempo à procura de respostas, por que não gastar o seu fornecendo-lhes as repostas em seu próprio site?

3 considerações valiosas para você refletir sobre “O porquê de você não estar fazendo a coisa certa.”

#1 Não existe “o artigo perfeito” e sim “os artigos perfeitos”;

Não existe algo que agrade a todos de forma generalizada, as pessoas são diferentes, entendem as coisas de forma diferente, umas são mais racionais outras mais emocionais e o estilo do seu artigo pode agradar de forma diferente a cada indivíduo.

Por isso você deve diversificar a forma que você cria o seu conteúdo. Às vezes seja mais ácido, outras mais ameno, às vezes mais crítico, outras analítico, às vezes mais direto, outras mais detalhado e robusto e assim sucessivamente.

Artigos são como molho de tomate: uns gostam mais picantes, outros com menos pimenta, uns com o caldo mais grosso, outros com o caldo mais fino e ainda a aqueles que gostam de pedaços inteiros de tomate.

#2 Não utilize o mesmo método para criar todos os seus artigos

Diversifique a forma de criar seus artigos, pois as pessoas não são iguais. Utilize formas diferentes para expor seus conteúdos, assim você terá mais chances de agradar um grande número de pessoas.

O simples fato de você distribuir seu artigo em diferentes formatos já traz grandes resultados. Você pode gravar um vídeo falando sobre o assunto, salvar o áudio separadamente e gerar um podcast, criar uma apresentação e colocar no slideshare, enfim, assim você atingirá um grande número de pessoas possibilitando o conhecimento e absorção do conteúdo de diferentes formas.

Existem pessoas que gostam mais de ler, outras preferem escutar um áudio, outras gostam de assistir a vídeos e algumas, ainda mais visuais, preferirão ver seus slides com ilustrações, etc.

Como diz o nosso velho amigo Steve Jobs: “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”.

#3 Regras foram feitas para serem quebradas

Quebre as regras, não tenha medo de inovar, de tentar fazer algo diferente, porque quando você inova você está sendo único, autêntico, e isso lhe dará grande vantagem sobre os seus “concorrentes”.

Cuidado com a maldição do perfeccionismo, ele pode paralisá-lo.

Todas as dicas citadas neste artigo podem lhe ajudar no momento da criação do seu conteúdo, mas nenhuma delas adiantará se você não colocá-las em prática.

Por isso não esqueça: Antes feito do que perfeito!

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admin

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