contato@comunicabc.com.br

24 de abril, 2024

Entenda como a falta de vitaminas pode afetar nossa saúde mental e física

saúde alimentos

Quadro conhecido como avitaminose pode proporcionar problemas sérios de saúde

Para o organismo funcionar perfeitamente e sem problemas, é fundamental que as pessoas consumam regularmente alimentos que forneçam os nutrientes necessários. Um dos principais nutrientes são as vitaminas, responsáveis por prevenir o organismo de uma série de doenças.

Beber com regularidade suco de laranja integral, por exemplo, é uma das formas de manter os níveis de vitamina C em alta no corpo. Mas o que acontece com o organismo quando há deficiência das vitaminas? Entenda mais sobre esse assunto no texto abaixo.

Ausência de vitaminas: saiba o que é avitaminose

Quando o organismo apresenta ausência de vitaminas, a pessoa pode ser diagnosticada com um quadro conhecido como avitaminose. Esse quadro aparece justamente quando o indivíduo não atinge o nível mínimo de nutrientes que o organismo exige para funcionar de maneira saudável.

Geralmente, isso é resultado do consumo pouco variável de frutas e verduras. Também há a possibilidade dessa situação acontecer por má absorção das vitaminas pelo corpo.

Como a falta de vitaminas afeta a saúde?

Se não for tratado, o quadro de avitaminose pode desdobrar vários problemas para a saúde. Entre eles, é possível citar doenças como anemia, raquitismo, pelagra, cegueira noturna e distúrbios metabólicos.

Também existem repercussões psicológicas dessa deficiência. Por exemplo, um estudo que foi publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine mostrou que a ausência de vitamina D eleva as chances de desenvolver a depressão em adultos em 75%, sobretudo em pessoas idosas. Além disso, a ausência dessa vitamina pode ser notada pela apresentação de sintomas psicológicos, tais como falta de concentração, tristeza e ansiedade.

As vitaminas que fazem parte do complexo B também têm um papel importante nos cuidados com a saúde mental. Esses nutrientes produzem nutrientes que ajudam a manter o bom humor e atuam contra o estresse, além de diminuir as chances de desenvolver algum transtorno psíquico. Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais apontou que a deficiência da vitamina B12 pode ser percebida com sinais como falta de memória, alterações comportamentais e até mesmo depressão.

Quais os sintomas da falta de vitaminas?

Na ausência de vitaminas, o corpo manifesta sintomas desta deficiência. Quais serão eles irá depender de qual é a vitamina deficiente, mas de uma maneira geral, os problemas mais comuns são falta de atenção, sono diurno, cansaço, pele áspera, cabelos e unhas quebradiços. Já no caso de crianças, são também sintomas a apresentação de problemas cognitivos e motores e atraso de crescimento.

O que consumir para reverter manter o nível de vitaminas em dia?

Para se prevenir desse tipo de problema, é importante adotar uma dieta alimentar que seja diversificada e rica no consumo de frutas e verduras, dois grupos que possuem muito desses nutrientes. Abaixo, conheça algumas das opções para cada um dos principais tipos de vitaminas

Vitamina A

A falta da vitamina A pode causar problemas como resfriados, gripes, infecções, anemia e olhos e pele seca, sendo que esse quadro pode acometer adultos que passaram por episódios de diarreia recentes. A sua recomposição pode ser feita com o consumo de couve, beterraba, cenoura e batata-doce.

Vitaminas do complexo B

Além da falta do consumo de certos alimentos, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e ter uma dieta rica em carboidratos fazem com que a absorção das vitaminas B1 e B7 seja menor. No caso das mulheres, a gravidez e a amamentação contribuem para diminuir a absorção da vitamina B9.

No caso desse grupo, é sugerido consumir feijão, cereais integrais, batata-doce, espinafre, melão, laranja, couve-flor e brócolis. Também é uma recomendação o consumo de peixes como atum e salmão.

Vitamina C

A deficiência da vitamina C pode causar o surgimento de feridas na pele e ao escorbuto, além de deixar a pessoa mais propensa à gripe, bronquite e pneumonia. Para melhorar este quadro, recomenda-se a ingestão de frutas cítricas, tais como laranja, abacaxi, limão e maracujá.

Vitamina D

A ausência da vitamina D colabora para o maior risco de a pessoa ter problemas cardíacos, esclerose múltipla, osteoporose e até desenvolver câncer. Além de tomar sol por cerca de 20 minutos diariamente, a correção do nível pode ser feita com o consumo de manteiga, carne bovina, gema de ovo e atum.

Vitamina E

Por fim, se a pessoa estiver com deficiência de vitamina E, ela pode apresentar dificuldades visuais, ter uma diminuição dos reflexos e desenvolver doenças cardíacas. Para recompô-la, é sugerido o consumo de banana, soja, verduras, óleos vegetais e oleaginosas.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​