Breaking News :

nothing found
February 27, 2020

Aprenda e que é custo de oportunidade

A dificuldade de escolher o melhor investimento é uma dúvida de muitos investidores, será que devo investir agora ou esperar para ter mais dinheiro e deixar na poupança. Nssa análise o investidor está intuitivamente avaliando o custo de oportunidade de cada investimento. Neste artigo vamos falar sobre o tema e a sua importância e principalmente como aplicá-lo no cotidiano.

O que é custo de oportunidade?

Esse custo pode ser definido como o preço pago por escolher uma alternativa ao invés de escolher a outra. É mais fácil entender com um exemplo. Vamos imaginar que um trabalhador recebeu um bônus da empresa e pode ir viajar por um período com tudo pago, mas no mesmo período ele tem um evento familiar. Como decidir qual evento ele irá escolher?

O trabalhador vai analisar os prós e contras de cada situação e assim terá mais segurança de qual evento escolher. Qualquer evento escolhido ele irá abrir mão do outro evento, de modo intuitivo o trabalhador usou o custo de oportunidade para tomar a melhor decisão. Existem alguns tipos de custo de oportunidade, vamos ver eles mais detalhados.

Por que ele é importante?

Agora que entendemos o que é o custo de oportunidade podemos ver a sua importância para a tomada de decisões. Nos negócios este conceito ganha um papel de destaque, pois uma escolha errada ou sem a devida análise do custo de oportunidade pode significar grandes perdas.

Para termos uma análise mais segura dos custos de oportunidade é importante fazer uma planilha e anotar os pontos positivos e negativos de cada opção. Alguns pontos principais para a análise podemos citar a potencial valorização, os riscos, segurança da aplicação, entre outros.  Devemos sempre ter uma visão ampla e realista das condições de cada opção, quanto melhor tiver essas informações melhor será a análise e proporcionar menores riscos e prejuízos.

Como pode ser calculado?

Como o custo é uma análise completa dos eventos, não existe uma fórmula certa para o cálculo do custo de oportunidade. Porém quando estamos falando de investimentos podemos usar duas taxas que podemos usar como um valor para o custo de oportunidade, a taxa Selic e o CDI.

A taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, serve como referência para todas as taxas cobradas no país. Como a taxa Selic remunera os papeis do Tesouro Direto, podemos analisar as taxas de retorno de um investimento que poderíamos fazer e confrontar a um título público com determinadas características e assim analisar se devemos fazer ou não o investimento.

O CDI é um caso muito semelhante à da taxa Selic. O CDI é uma taxa que remunera os títulos privados oferecidos na sua maioria por bancos como por exemplo o CDB.

Para exemplificar um investidor quer iniciar uma poupança que tem como retorno mensal 0,5% + a taxa referencial do período. O investidor pode comparar esta remuneração com um CDB que tem a remuneração atrelada a taxa CDI, alguns bancos tem CDBs em q a taxa de retorna são superiores a 115% do CDI. Assim o custo de oportunidade pode ser por exemplo os 115% do CDI e assim escolher se vale a pena a poupança ou aplicar em um CDB, o que na grande maioria a poupança tem uma baixa rentabilidade.

 

admin

Read Previous

Home broker o que é e as vantagens

Read Next

Por que contratar uma empresa de criação de sites

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *