As viagens de férias são uma ótima oportunidade para conhecer e explorar lugares novos. No Brasil, a cultura multifacetada nos permite viajar por regiões muito diversas entre si, que carregam culturas e histórias incríveis. Para quem gosta de praia e conforto, por exemplo, o resort Rio das Pedras, em Mangaratiba, é uma opção incrível.
Independentemente do destino escolhido, o turista deve montar um roteiro de viagem que contemple passeios e visitas aos principais pontos turísticos da região. Inclusive, os passeios noturnos são a oportunidade perfeita para enxergar a cidade com outro olhar.
1. Pontos turísticos iluminados
Muitas cidades investem na iluminação dos seus principais pontos turísticos. Com isso, os visitantes têm a oportunidade de passear por praças e símbolos da cidade também durante a noite.
A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é um exemplo conhecido de localidade que investe na iluminação especial, principalmente no período natalino.
A dica para o viajante é que ele faça pesquisa a respeito dos pontos turísticos da cidade visitada, verificando previamente quais deles contam com iluminação especial que justifique uma visita noturna.
Cidades com prédios históricos antigos, especialmente iluminados, ganham um ar todo especial à noite. Em Ouro Preto, Minas Gerais, a Praça Tiradentes fica um charme depois do cair do sol.
2. Atividades culturais
Além dos passeios pelos pontos turísticos, vale a pena conferir as atividades culturais oferecidas pela cidade.
Você pode aproveitar a estadia para assistir a uma peça de teatro, uma apresentação musical ou até uma exposição.
Geralmente, os calendários culturais são disponibilizados nos sites e plataformas sociais da prefeitura ou da secretaria de turismo.
Caso tenha dificuldade em localizar informações, vale a pena buscar o auxílio da pousada ou do seu agente de viagens.
3. Tour gastronômico
O melhor momento do dia para curtir a gastronomia local é a noite. Aproveite os seus passeios noturnos para visitar os principais restaurantes da cidade, usufrua da cultura, ingredientes e temperos locais.
Em muitas cidades, alguns restaurantes mais icônicos só abrem à noite. Vale a pena se programar e fazer reservas antecipadas, já que muitas vezes a concorrência é grande e você pode chegar e não encontrar mesa.
Dentro dos tours gastronômicos estão incluídas visitas a bares e casas noturnas. Se você está viajando em casal ou com amigos, é bacana esticar o jantar e conhecer bares, experimentando os drinks e bebidas típicas da região.
No Sul do país, na cidade de Bento Gonçalves-RS, você vai encontrar uma infinidade de bares dedicados ao vinho, bebida produzida em larga escala na cidade e importada para todo o mundo.
Em São Paulo, estado responsável pela maior produção de cachaça do país, também é possível encontrar várias opções de bares temáticos que oferecem produtos especiais que vão encantar os turistas.
4. Passeios de barco
Algumas regiões oferecem passeios especiais noturnos de barco. Nestes passeios, o turista tem a oportunidade de vivenciar uma experiência completamente diferente que pode render belas fotos e memórias inesquecíveis.
Esse tipo de passeio é também uma ótima oportunidade para enxergar a cidade sob outra perspectiva.
5. Roteiros noturnos guiados
Por fim, em muitas localidades o turista pode experimentar passeios noturnos guiados. São passeios orientados por guias turísticos, que podem ser feitos caminhando ou em ônibus, para mostrar alguma região, rua, localidade ou pontos turísticos à noite.
Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, há um passeio famoso pelas ruas do centro histórico. O walk tour macabro é feito a pé e visita lugares onde teriam ocorrido crimes e lendas assustadoras.
Independentemente do seu destino, lembre-se de incluir no seu cronograma de viagem passeios turísticos noturnos e explore a cidade de uma maneira diferente.