Nossas 5 dicas para se posicionar no Google são simples, mas quando colocadas em prática podem trazer ótimos resultados. No conteúdo de hoje, falaremos sobre elas de maneira clara e direta. Então, caso queira 5 dicas para se posicionar no Google, acompanhe-nos até o final do conteúdo para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!
5 dicas para se posicionar no Google
O posicionamento SEO envolve várias etapas que se tomadas individualmente podem parecer de pouca importância, mas que combinadas têm um impacto significativo no desempenho do site dentro do SERP. Aqui você encontrará 5 dicas para se posicionar no Google que são essenciais para ter seu site listado no buscador e começar a subir para os primeiros resultados de busca. Leia:
1. Use as ferramentas certas
A boa notícia é que não, você não precisa comprar nenhum software extra caro ou gastar milhares de reais para que seu site apareça no SERP. No entanto, existem algumas ferramentas que serão de grande ajuda para você e que podem tornar seu trabalho mais fácil do que você pensa.
Então, aqui estão as ferramentas que ajudarão você a melhorar seu ranking de SEO:
- Google Search Console: avalie o tráfego e o desempenho do seu site, encontre e corrija problemas, analise pesquisas e descubra como o Google vê suas páginas;
- Google Analytics: pode não parecer uma ferramenta diretamente relacionada ao posicionamento de SEO, mas entender como seus usuários se comportam e como você pode melhorar a usabilidade do seu site é essencial para melhorar seu ranking;
- Screaming Frog: a ferramenta perfeita para controlar o rastreamento do seu site, assim como um algoritmo de mecanismo de pesquisa faria;
- Keyword Planner: outra ferramenta feita no Google que permite encontrar as palavras-chave mais adequadas para o seu site;
- SemRush: além de pesquisar e comparar as melhores palavras-chave, esta ferramenta permite realizar uma análise de mercado, observar o posicionamento SEO dos seus concorrentes e muito mais;
- Google PageSpeed Insights: verifique a velocidade e o desempenho geral do seu site e obtenha ferramentas de otimização;
- Ahrefs: obtenha informações sobre backlinks, domínios vinculados, texto âncora, classificação de autoridade de um link e muito mais.
2. Crie seu sitemap e o envie ao Google
A primeira coisa a fazer, mesmo antes de pensar em posicionamento de SEO, é garantir que seu site esteja listado no Google. A melhor maneira de fazer isso é enviar o sitemap para o buscador.
O que é o sitemap? Literalmente um “mapa do site”: é um arquivo presente em seu site que comunica aos mecanismos de busca quais páginas estão presentes nele, quais foram adicionadas recentemente e quais estão sujeitas a alterações.
Na prática, essa é uma forma de fornecer ao Google informações sobre páginas, vídeos, arquivos e o que mais estiver presente em seu site, bem como os links entre os diversos elementos.
O Google também pode descobrir as páginas do seu site a partir de links em outras páginas. É por isso que um dos seus objetivos para melhorar o posicionamento de SEO é encontrar pessoas que estejam dispostas a vincular e, assim, promover seu conteúdo.
3. Diga ao Google quais páginas não devem ser rastreadas
Você não quer necessariamente que o Google verifique todas as páginas do seu site, certo? Bem, aqui está a boa notícia: você pode bloquear o rastreamento de páginas usando um arquivo robots.txt.
Sobre o que é isso? Basicamente, é um arquivo que informa aos algoritmos do mecanismo de pesquisa se eles podem ou não rastrear essa parte do site. Cuidado, porém: arquivos robots.txt não são formas eficazes de proteger informações confidenciais.
Eles são simplesmente uma maneira de alertar os rastreadores de que podem pular essas páginas, mas o conteúdo em questão ainda pode ser visualizado em links para esses locais ou em diretórios no arquivo robots.txt.
Se você deseja que uma página não seja exibida no Google, você pode usar a tag “noindex”. O Google não mostrará essa página para seus usuários, mas as pessoas com esse link ainda poderão acessá-la.
4. Pesquise as palavras-chave para o seu negócio
Posicionamento de SEO significa fazer seu site aparecer no Google para determinadas palavras-chave, certo? Correto. Por isso, um passo fundamental é pesquisar e selecionar as melhores palavras-chave para o seu negócio.
Mas como encontrar as palavras certas? O como é simples: usando as ferramentas que falamos no passo 1 desta lista. O que você realmente precisa ter em mente é que, na pesquisa de palavras-chave, você precisa pensar na intenção de pesquisa. O que os visitantes procuram quando encontram seu site?
5. Otimize as páginas do seu site
Por fim, para finalizar nossa lista de 5 dicas para se posicionar no Google, depois de encontrar suas palavras-chave, é hora de agir e otimizar seu site com a classificação de SEO em mente. Lembre-se sempre de que criar conteúdo interessante e útil para seus usuários é o principal fator para um bom ranking de SEO.
No entanto, há várias coisas a serem consideradas quando se trata de otimização de página. Aqui estão algumas dicas sobre como otimizar as páginas do seu site:
- Crie títulos de página exclusivos e precisos;
- Verifique o meta title e a meta description, ou seja, o conteúdo que aparecerá nos resultados da pesquisa;
- Descubra o que seus usuários desejam e se certifique de que eles encontrem instantaneamente em suas páginas;
- Mostre a autoridade do seu conteúdo para ganhar a confiança dos usuários;
- Evite encher suas páginas com anúncios que distraiam os usuários do que realmente importa: seu conteúdo;
- Otimize suas imagens, dê a elas um título e uma descrição alternativa (texto alternativo).
Este foi o nosso conteúdo sobre as 5 dicas para se posicionar no Google. Caso ainda tenha alguma dúvida, comente abaixo que vamos responder você. Até a próxima!