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September 21, 2019

A inovação nasce ao pesquisar os consumidores

Para muitos essa afirmação do título é óbvia. No entanto, na prática é muito difícil as empresas e marcas entenderem a real importância de pesquisar, e compreenderem profundamente o comportamento de seus consumidores.

As pesquisas são as principais fontes que proporcionam a inovação de maneira eficaz e coerente. Além de mostrar em que patamar uma empresa se encontra em relação aos seus concorrentes, permite o conhecimento de dados e situações vantajosas em relação à concorrência: ganham-se subsídios para direcionar seus produtos e comunicação, insights e oportunidades que só são encontradas quando bem procuradas.

O comportamento do consumidor muda, a percepção dele também, e para estar antenado a essas transformações, é preciso sim ficar de olho, atualizado e em busca de informações relevantes constantemente. E mais que isso, é importante perceber que a relação com o consumidor hoje em dia é de diálogo, em que é preciso estar muito aberto ao que cada consumidor ensina às marcas.

É fundamental perceber a diferença que existe nos públicos de uma mesma marca. Os consumidores da marca X, por exemplo, são agrupados previamente por comportamentos, atitudes, opiniões e hábitos. Porém, dentre esses mesmos consumidores, existe uma diversidade de especificações dos aspectos psicográficos que devem ser considerados. Esse é um dos motivos para a personalização de produtos/serviços ser demasiadamente atrativa aos consumidores.

E não falamos aqui apenas das pesquisas tradicionais de marketing, mas de formas mais dinâmicas e interativas de coleta de informações como na internet e nos pontos de venda. Os olhos atentos em busca de oportunidades deve ser uma rotina e uma atitude da marca/empresa, para que a inovação aconteça e a ajude na conquista de mercados ou na manutenção de sua liderança neles. Ou seja, observar o próprio mercado e seus clientes é fundamental durante toda a vida de uma marca/empresa, se o resultado almejado é o sucesso consolidado.

Uma ferramenta quase que obrigatória atualmente para esse diálogo e fonte de informações sobre o comportamento dos consumidores são as redes sociais. Quando bem utilizadas, são ótimas aliadas na compreensão do público-alvo, canais para disseminação de conhecimento de marca, e claro, comunicação direta e informal com seus potenciais clientes.

Como saber o que funciona? O que é novo ou é mais do mesmo? Como saber quanto investir, em que, quando, onde e por que? Como saber a linguagem, o timing, e as oportunidades? Como planejar e executar ações com mais chances de eficácia? Todas essas respostas estão no próprio mercado e nas pessoas, nos comportamentos e nas tendências. Só falta aplicar e compreender de fato que as pesquisas são ferramentas que agregram para que as empresas se posicionem ou se reposicionem de forma assertiva no mercado.

admin

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