contato@comunicabc.com.br

18 de maio, 2024

Tudo que você precisa saber antes de ir morar sozinho

Tudo que você precisa saber antes de ir morar sozinho

Escolha deve considerar vários aspectos, especialmente os financeiros

A decisão de ir morar sozinho faz parte da realidade de muitas pessoas, seja para quem está saindo pela primeira vez da casa dos pais ou, ainda, quem está mudando para uma nova cidade, por exemplo. No entanto, é preciso considerar tudo o que envolve essa decisão, incluindo as possíveis dificuldades no caminho.

Escolher entre alugar uma kitnet ou um apartamento com ou sem mobília e identificar quais serão os gastos fixos (como IPTU, condomínio, aluguel) e os variáveis (como contas de energia elétrica e de água, combustível, compras de mercado) são alguns aspectos que precisam ser colocados na balança.

Para facilitar a sua decisão, hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber antes de ir morar sozinho. Dessa forma, você terá mais segurança para fazer a escolha certa e conseguir se adaptar de maneira menos caótica e mais tranquila.

Planejamento é tudo

Não é possível determinar a hora certa para ir morar sozinho. Trata-se muito mais de uma decisão individual, que pode acontecer cedo ou tarde na vida de uma pessoa. Agora, se tem um ponto que jamais poderá ser negligenciado numa situação dessas é o planejamento prévio.

Por exemplo, se você deseja alugar um imóvel, seja uma kitnet, um apartamento ou mesmo uma casa, é preciso considerar o valor desse aluguel, bem como de possíveis taxas e cobranças afins, como condomínio e IPTU. O valor pago não deve ser superior a 30% de toda a sua renda mensal.

Além disso, existem também os outros gastos que surgem especialmente se você não tem móveis e eletrodomésticos. Itens como geladeira, fogão, cama, máquina de lavar roupa e televisão são alguns dos mais elementares para qualquer lar minimamente habitável.

É também indispensável observar o valor dos gastos fixos e variáveis, de modo que o total não comprometa toda a sua renda. O ideal é conseguir pagar todas as contas e ter uma sobra de reserva — algo importante caso aconteça algum incidente, como um chuveiro queimado ou a necessidade de trocar o colchão.

Faça um planejamento para não entrar no vermelho

Para morar sozinho, é impossível não ter o mínimo de organização financeira, já que ela nos mantém em maior equilíbrio quanto às nossas finanças. Por isso, tenha uma planilha no computador ou mesmo uma agenda para te ajudar a manter um planejamento financeiro, especialmente nos primeiros meses de mudança.

Busque alternativas econômicas na hora de comprar os móveis

Nem sempre será viável comprar toda a mobília da casa à vista ou mesmo parcelando no cartão. Por isso, vale a pena procurar por opções de venda em grupos específicos em redes sociais, como o Facebook, ou apelar para os famosos “topa tudo”, que vendem itens usados por preços bem mais atraentes.

Organização e limpeza andam juntas

Outro aspecto que deve ser considerado quando você mora sozinho é que tudo o que você sujar ou tirar do lugar ficará do mesmo jeito até que você limpe ou reorganize. Então, você deverá se comprometer a manter a limpeza periódica da casa, bem como a organização dos ambientes para ter um lar agradável e harmônico.

Estabeleça uma rotina para cada atividade doméstica

Criar uma rotina de atividades domésticas quando se mora só é algo básico e necessário. Então, determine um dia ou horário para fazer cada coisa, como lavar as roupas, ir ao mercado fazer compras ou mesmo fazer marmitas para almoçar no trabalho. O final de semana pode ser um bom momento para isso.

Busque economizar sempre que possível

O custo de vida de uma pessoa que mora sozinho, geralmente, tende a ser mais baixo, porém, isso dependerá dos seus gastos pessoais. Uma dica preciosa é tentar economizar sempre que possível, seja nas contas de luz e de água ao diminuir o tempo do banho quente, por exemplo, ou na compra de itens de mercado mais baratos.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​