contato@comunicabc.com.br

18 de maio, 2024

Saúde do sono: hábitos positivos e negativos na hora de dormir

sono saudável

Saiba o que pode estar prejudicando a sua noite de sono e como pequenos hábitos podem fazer a sua noite ser muito mais tranquila.

Todos os nossos hábitos refletem no nosso dia a dia e no nosso corpo e mente. Se você se alimenta mal, consequentemente vai ter problemas de saúde. Se está muito estressado, tem mais probabilidade de ter uma crise de ansiedade. Se dorme mal, o seu rendimento tende a ser mais baixo em todos os âmbitos do seu dia. Pode parecer besteira, mas se a qualidade do seu sono não está boa, isso pode prejudicar todo o seu corpo, fazendo com que você se sinta cansado, desmotivado e sobrecarregado, como se não dormisse há dias.

Por isso, é muito importante ter uma rotina de sono equilibrada para que o seu corpo e a sua mente possam descansar corretamente. Chamamos isso de higiene do sono, quando criamos hábitos que auxiliam o cérebro a entender que já está na hora de dormir e que devemos nos preparar para deitar e relaxar o corpo e a mente.

Nesse momento cada detalhe é importante, e pequenas mudanças já fazem uma superdiferença no seu sono. Uma cortina blackout pode ser muito útil, ela vai impedir a entrada de luz, o que é muito importante principalmente à noite quando estamos nos preparando para dormir.

Abaixo você confere alguns hábitos negativos que podem estar comprometendo a sua noite de sono, e alguns hábitos que se aplicados no dia a dia com certeza vão te fazer ter uma noite mais tranquila.

Hábitos negativos na hora de dormir

1. Comer coisas pesadas à noite

Para garantir uma boa noite de sono, você deve começar fazendo refeições leves à noite. Comer coisas pesadas pode acabar prejudicando o sono, isso porque a digestão de alguns alimentos pode exigir muito do corpo, fazendo com que a atividade metabólica aumente e cause alguns problemas digestivos que prejudicam o seu sono.

2. Praticar atividades estimulantes antes de dormir

Sabemos que algumas atividades têm como intuito acalmar o corpo, porém outras atividades podem acabar estimulando demais o corpo, fazendo com que a sua noite de sono não seja tão boa. Muitas pessoas têm o hábito de mexer no celular até pegar no sono, só que a exposição à luz azul diminui a produção de melatonina, que é o hormônio responsável por regular o sono.

Praticar exercícios intensos antes de dormir também não é algo recomendado, eles aumentam a frequência cardíaca e a temperatura do corpo, além de estimular demais a mente, o que faz com que o sono demore a chegar.

3. Não ter uma rotina de sono

Se você é uma daquelas pessoas que todo dia dorme em um horário diferente, seu sono provavelmente é desregulado e você não dorme bem há muito tempo. Uma das dicas mais importantes quando falamos em higiene do sono é que você tenha um horário específico para dormir todos os dias — é como se você estivesse organizando o seu corpo para que ele saiba que naquele horário ele vai descansar. Além disso, procure tomar banhos mornos no período noturno, eles ajudam na hora de dormir.

Hábitos positivos na hora de dormir

1. Deixe as luzes apagadas

Se você quer ter uma boa noite de sono, deixe as luzes apagadas. A claridade pode acabar confundindo o seu cérebro, fazendo ele acreditar que ainda é dia. Isso faz com que haja um atraso na liberação das substâncias que são importantes para o sono, como a melatonina. Se você é uma daquelas pessoas que não consegue dormir com tudo apagado, os médicos recomendam que você mantenha uma luz vermelha não muito brilhante acesa.

2. Durma sempre no mesmo horário

Como já foi esclarecido, quando você dorme todos os dias em um horário diferente, o seu corpo não descansa corretamente, por isso tenha uma hora certa para dormir e acordar. Se você tem uma rotina com muitos afazeres, comece a conciliar isso com a sua rotina noturna. Uma dica: durma e acorde todos os dias no mesmo horário por uma semana, depois desse período vai ser muito mais fácil e você vai sentir os efeitos de estar dormindo direito.

3. Descubra o que funciona melhor para você

Antes de sair por aí usando todos os métodos indicados para quem quer dormir melhor, entenda o que funciona dentro da sua rotina. O sono é algo extremamente particular, e cada pessoa tende a se adaptar de uma maneira. Experimente e perceba o que mais se adequa às suas necessidades, o importante é garantir ao seu corpo e à sua mente que eles terão uma noite de sono realmente boa.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​