contato@comunicabc.com.br

18 de maio, 2024

Saiba coletar feedback de seus colaboradores

feedback de seus colaboradores

O feedback dos colaboradores é uma ferramenta muito útil para as empresas porque melhora a comunicação, ajuda a avaliar o negócio e oferece os recursos necessários para melhorar comportamentos e desempenho.

Ele também é muito importante para compreender a maneira como o negócio atua, alinhar suas expectativas e melhorar as entregas das equipes.

A avaliação de desempenho dos colaboradores é crucial para a companhia, mas ouvir o que essas pessoas têm a dizer também é fundamental para construir um clima organizacional de cooperação.

Mais do que isso, coletar o feedback dos funcionários é essencial para criar uma cultura onde todos possam compreender o que precisam fazer e como prosperarem em suas funções.

O que os trabalhadores pensam da companhia também é essencial para que a organização consiga oferecer suporte contínuo aos profissionais e criar um ambiente de trabalho positivo.

A empresa consegue se adaptar às necessidades deles, gerar inovação, crescer, e cultivar uma cultura colaborativa que favorece a todos.

Porém, existem muitos gestores e empreendedores que não sabem como coletar feedback e o que fazer com as informações passadas pelos funcionários.

Visto isso, este texto vai explicar o conceito de feedback, quais são as melhores formas de coletá-lo e quais ferramentas usar para analisar a opinião dos colaboradores.

Do que se trata o feedback?

O feedback dos colaboradores nada mais é do que informações, opiniões e comentários dos funcionários sobre o trabalho, o ambiente organizacional e as experiências que vivenciam dentro da companhia.

Ele é imprescindível para ajudar a empresa a compreender o sentimento de sua equipe, como está seu moral, entre outras questões pertinentes, como:

  • Desempenho no trabalho;
  • Satisfação dos colaboradores;
  • Educação contínua;
  • Remuneração e benefícios;
  • Melhoria de processos;
  • Comunicação.

Um fabricante de garra pneumatica Schunk pode compreender melhor o desempenho no trabalho por meio de avaliações dos funcionários, autoavaliações e avaliações por parte dos supervisores.

É necessário compreender a satisfação dos funcionários porque ela está diretamente relacionada ao sentimento que eles possuem sobre a carga de trabalho, sua estabilidade profissional e a qualidade de vida.

A organização também pode compreender um pouco mais sobre a educação contínua, e descobrir se deve melhorar o treinamento, gerar oportunidades de desenvolvimento e facilitar o crescimento profissional.

Além disso, é crucial ouvir os funcionários sobre os pacotes de remuneração, férias e outros benefícios oferecidos. Eles também podem ajudar com insights sobre melhorias no fluxo de trabalho e expansão das atividades.

O feedback também é muito útil para compreender se os colaboradores entendem qual é a missão, as metas e os objetivos da corporação.

De que modo coletar feedback dos funcionários?

Para que a companhia consiga melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho, é essencial pedir a opinião dos funcionários, mas para coletar o feedback, é primordial que essas pessoas estejam tranquilas e confiantes.

O RH de um fornecedor de crachá de PVC para sublimação precisa criar um processo organizado para evitar perda de tempo e coletar todas as informações que a organização precisa usar. Algumas formas de fazer isso são:

Definir um objetivo

O momento de fazer as perguntas para os colaboradores precisa ser bem estruturado, mas isso só é possível com um planejamento inicial que vai determinar como pedir o retorno e usar as respostas para melhorias internas.

Antes de começar as perguntas, é necessário definir as informações que a corporação quer obter dos funcionários.

Por exemplo, ela pode querer conhecer o bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho ou se eles acham os salários competitivos e atraentes.

Ademais, é possível saber se os benefícios corporativos oferecidos atualmente são satisfatórios ou até mesmo descobrir se os horários estão de acordo com o estilo de vida do funcionário.

Alinhar o processo

O processo de feedback deve estar alinhado ao time, pois assim os membros podem ficar mais tranquilos e se preparar para opinar.

Uma loja que vende bateria de gel estacionária pode emitir um comunicado por e-mail ou até mesmo pessoalmente, para informar aos funcionários que haverá uma reunião de feedback.

Fazer perguntas objetivas

De modo geral, as perguntas objetivas são cruciais para que a empresa consiga obter respostas sinceras e corretas por parte do time.

Sendo assim, fica mais fácil quando o objetivo já foi definido, por exemplo, se o RH quiser saber um pouco mais sobre os benefícios.

Se eles são o foco da pesquisa de feedback, então é interessante fazer perguntas relacionadas, como o melhor benefício na opinião dos colaboradores, com qual frequência ele costuma ser usado e como ajuda o indivíduo no dia a dia.

Pedir feedback anônimo

Muitas vezes, o colaborador tem receio de dar sua opinião, por essa razão, os feedbacks anônimos costumam ser mais eficientes.

Para lidar com essa questão, o RH também pode fazer uma pesquisa de satisfação e enviar para os funcionários responderem anonimamente.

Ao fazer isso, por exemplo, para entender o nível de satisfação da equipe com o novo relógio de ponto digital com comprovante , os funcionários vão se sentir mais confortáveis e fornecer respostas valiosas.

Fazer reuniões individuais

Muitas empresas realizam reuniões com toda a equipe para entender um pouco mais o ponto de vista dessas pessoas sobre o ambiente de trabalho. Também é uma forma de abrir espaço para que façam perguntas e para agilizar o processo.

No entanto, não é sempre que essa metodologia é eficaz, tendo em vista que muitas pessoas preferem ficar em silêncio do que falar o que pensam na frente dos demais.

Com base nisso, pode ser muito mais eficiente conversar individualmente para obter as respostas de cada colaborador, criar uma conexão com essas pessoas e fazer com que se sintam valorizadas.

Ferramentas para analisar feedbacks

Até mesmo um negócio que oferece plataforma para piscina save dog pode usar diferentes ferramentas para analisar os feedbacks dos colaboradores. Entre as melhores opções estão:

Feedback 360°

O Feedback 360° é uma ferramenta presente em muitas organizações e ajuda o funcionário a melhorar o seu desempenho, por identificar habilidades que ele precisa desenvolver.

A plataforma recebe esse nome porque ajuda o líder a ter uma visão mais completa sobre o trabalho dos funcionários. Além disso, o gestor não deve levar em conta apenas a sua visão, mas também a visão dos outros colaboradores.

Feedback 1 a 1

O Feedback 1 a 1 ajuda a criar um ritual de reuniões de alinhamento individual entre os liderados e a liderança, servindo de espaço para trocas e avaliações.

Seu objetivo é alinhar as expectativas de todos os envolvidos em relação ao trabalho desenvolvido e trazer soluções para tudo aquilo que precisa ser aprimorado.

Entretanto, um fabricante de carretel para cabo de aço só vai conseguir manter esse ritual se houver confiança entre o líder e os membros da equipe.

Feedback SCI

Essa plataforma é adotada pelas organizações que querem melhorar a capacidade de liderança dos colaboradores, tendo como objetivo analisar situações específicas.

SCI é uma sigla para Situação, Comportamento e Impacto, e o primeiro passo é apresentar aos funcionários a situação que precisa ser analisada. Feito isso, a organização vai tratar sobre seu comportamento e quais foram os impactos gerados.

Basicamente, o objetivo dessa ferramenta é induzir o funcionário à autopercepção e fazê-lo propor uma solução para o problema.

Feedback sanduíche

Essa opção leva esse nome porque é dividida em três etapas. Na primeira etapa, o funcionário recebe um elogio, pois isso mostra que suas qualidades estão sendo notadas pelo líder.

Na segunda etapa, o gestor de um fabricante de ribbon cera 110×75 vai fazer uma pergunta e questionar o funcionário se ele acredita que precisa melhorar para ter um desempenho superior.

Ao obter a resposta, o líder vai retomar a palavra para mostrar ao funcionário qual caminho ele pode seguir para desenvolver seus apontamentos.

Feedback canvas

Essa ferramenta de avaliação é diferente das outras porque seu objetivo é analisar o contexto coletivamente, ou seja, todos os membros da equipe avaliam e são avaliados.

Ao fazer isso, um negócio que comercializa regador com cabo de madeira pode criar um ambiente de confiança, em que todos os membros podem falar e levantar seu ponto de vista.

Essa ferramenta foi desenvolvida por pessoas que entendem que a organização só consegue crescer se todos os membros do time se sentirem parte do processo.

Considerações finais

Muito se fala sobre a importância do feedback da empresa na vida do funcionário, pois esse retorno pode ajudá-lo a melhorar seu desempenho e aumentar sua satisfação.

Entretanto, além de apontar o trabalho do funcionário, a empresa também precisa saber sua opinião sobre os processos internos e vários outros fatores presentes no dia a dia.

Coletar feedback dos funcionários é a melhor forma de entender como as coisas estão acontecendo dentro da organização, o que precisa ser melhorado, entre outros pontos que vão ajudar a empresa a crescer e manter seus profissionais sempre satisfeitos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​