contato@comunicabc.com.br

18 de maio, 2024

Quais são os principais acessórios para decoração?

acessórios para decoração

Você provavelmente conhece e vê em sua rotina diversos acessórios para decoração, que complementam a estética dos mais variados espaços e conferem charme e personalidade.

Isso ocorre uma vez que a decoração é um importante elemento estético, sendo considerada uma forma de arte, que visa criar ambientes agradáveis, acolhedores e personalizados.

Os acessórios para decoração podem variar desde pequenos objetos como almofadas e vasos até móveis e aparelhos responsáveis pela iluminação dos locais.

Escolher os acessórios certos pode fazer toda a diferença na composição de um ambiente e, neste artigo, exploraremos os principais acessórios para decoração e como eles podem transformar sua casa em um espaço extremamente aconchegante.

Além do seu ambiente residencial, saiba que a decoração, composta pelos principais acessórios, pode fazer total diferença em seu local de trabalho, seja o escritório de uma empresa de estrutura metálica ou qualquer outra companhia. 

Decoração e qualidade de vida 

Antes de partirmos para dicas específicas de decoração, bem como vermos alguns dos principais acessórios utilizados, é vital discutirmos a gigantesca importância desse elemento em nossas vidas.

Afinal, a decoração tem relação direta com o aumento da nossa qualidade de vida. 

Ou seja, a decoração de um imóvel não se limita apenas à estética e à beleza do espaço, mas também pode ter diversos impactos significativos para as pessoas que habitam e convivem nos ambientes.

Dizemos que uma decoração bem planejada e cuidadosa pode trazer mais conforto, aconchego e personalidade ao ambiente.

Ademais, uma decoração bem-feita pode influenciar positivamente no humor, na disposição e no bem-estar das pessoas que convivem no espaço.

Saiba que tais informações não são aleatórias, mas sim provenientes de uma série de estudos que correlacionam a estética de ambientes com a qualidade de vida das pessoas.

Segundo Angelita Corrêa Scardua, psicóloga formada pela Universidade de São Paulo, e Doutora em Psicologia Social pela mesma instituição, o ambiente reflete a personalidade dos moradores, como um depósito de energia emocional.

Logo, as pesquisas também indicam o caminho inverso, onde um ambiente bem organizado e decorado com excelência pode causar impactos positivos nas vidas das pessoas que ali habitam, seja um quarto ou uma sala de reuniões em uma empresa de construção em steel frame.

A escolha de cores, materiais, texturas e, o nosso foco mais adiante, acessórios para decoração, pode transformar um ambiente em um refúgio tranquilo e acolhedor, ou em um espaço estimulante e energizante, dependendo das necessidades e preferências de cada pessoa.

Por isso, investir na decoração do imóvel é uma escolha que pode trazer muitos benefícios, tanto estéticos quanto emocionais, contribuindo para uma vida mais equilibrada, prazerosa e harmoniosa.

Decoração de imóveis pequenos 

Agora que você já sabe a importância da decoração em ambientes e sua principal relação com a melhora na qualidade de vida, vamos pensar em um tipo específico do elemento, a decoração voltada para imóveis pequenos.

Afinal, é cada vez mais comum vermos pessoas morando em apartamentos compactos, por diversos fatores. Logo, este tópico pode ser importante para administração de condomínios em São Paulo, por exemplo.

Decorar um imóvel pequeno pode ser um desafio, mas também pode ser uma oportunidade para soltar a criatividade e explorar novas possibilidades de aproveitamento de espaço.

A decoração de imóveis pequenos requer atenção especial à escolha dos móveis, cores, iluminação e acessórios, para garantir que o espaço seja funcional, aconchegante e visualmente agradável.

Móveis multiuso e modulares 

Primeiramente, pensemos nos chamados móveis multiuso e modulares, que são ideais para imóveis pequenos, pois ocupam menos espaço e oferecem a possibilidade de serem adaptados de acordo com as necessidades do ambiente.

Por exemplo, um sofá-cama pode servir tanto como um lugar para sentar-se quanto como uma cama para visitas. Uma mesa dobrável pode ser recolhida quando não está em uso, economizando espaço.

Há uma série de móveis com funções adaptativas, perfeito para imóveis pequenos e cada vez mais requisitados por companhias de gestão condominial, por sua gigantesca utilidade, apesar do pequeno espaço que ocupam.

Cores claras e iluminação 

Outra dica essencial para ambientes menores é o uso de cores claras nas paredes e nos móveis, algo que ajuda a ampliar o espaço visualmente.

Ademais, a iluminação adequada pode fazer com que um imóvel pequeno se torne mais acolhedor e convidativo. O uso de lâmpadas de LED e luminárias de parede pode ser uma boa opção para economizar espaço e causar o efeito desejado.

Espelhos 

Os espelhos, além de estarem dentre os principais acessórios para decoração em qualquer lugar, são um recurso valioso na decoração de imóveis pequenos, pois criam a sensação de amplitude e profundidade.

Além disso, dizemos que um espelho bem posicionado pode refletir a luz natural, iluminando ainda mais o ambiente e deixando-o mais agradável.

Seja na sala de estar de seu apartamento, ou em um escritório que você faz um projeto topográfico para o trabalho, conte com espelhos para decorar ambientes pequenos.

Decoração minimalista 

Por fim, é seguro afirmar que, em imóveis pequenos, menos é mais. A decoração minimalista, com poucos objetos e peças de destaque, pode ser uma boa opção para criar um ambiente elegante e sofisticado.

É importante escolher itens que combinem com o estilo de vida e a personalidade dos moradores, para que o ambiente seja sempre aconchegante e convidativo, gerando impactos positivos na qualidade de vida, como citado anteriormente.

De forma geral, ao decorar um imóvel pequeno, é sempre importante levar em consideração o estilo de vida e as necessidades dos moradores, para que o espaço seja adequado e confortável para o uso diário.

Com um planejamento cuidadoso e criatividade, é possível transformar um local pequeno, seja uma moradia ou um escritório de uma empresa de vistoria predial em um ambiente charmoso, acolhedor e prático.

Principais acessórios para decoração 

Por fim, falaremos de alguns dos principais acessórios para decoração, que são peças fundamentais na estética de um ambiente, uma vez que são os elementos que mais trazem personalidade, cor e textura para o espaço.

Os acessórios podem ser usados em conjunto com móveis, tapetes, cortinas e revestimentos para criar um ambiente equilibrado e harmonioso.

Você pode combinar, por exemplo, os já citados espelhos com uma parede impermeável estilosa, para isso, pode pesquisar por “forro de drywall preço” e incluir tal item na sua decoração.

Sem mais delongas, confira a seguir alguns dos principais itens.

Almofadas 

As almofadas estão entre os acessórios mais versáteis na decoração de um ambiente. Elas podem ser usadas em sofás, poltronas, cadeiras e camas, e servem tanto para trazer conforto quanto para adicionar cor e textura ao espaço.

É possível brincar com diferentes estampas, cores e texturas para criar uma composição harmoniosa e você muito provavelmente já se deparou com uma boa decoração que utilizava almofadas.

Porém, é importante que elas estejam dentro do contexto estético do restante do local, sem que as cores ou seu posicionamento destoem do restante da decoração.

Além disso, as almofadas não devem atrapalhar o local no que diz respeito a funcionalidade, ocupando espaços que precisam ser utilizados.

Tapetes 

Os tapetes são peças-chave para a decoração de ambientes aconchegantes e confortáveis. Além de proteger o piso, eles trazem cor, textura e aconchego para o espaço. Por isso, eles são considerados uns dos principais acessórios decorativos.

Também é importante escolher um tapete que combine com a decoração do ambiente e que tenha o tamanho adequado para o espaço em que será colocado.

Ademais, não é recomendado o uso de tapetes soltos em casas com muitos animais, crianças ou idosos, devido ao risco de acidentes que podem levar a lesões graves.

Quadros 

Os quadros são uma forma de personalizar e dar vida às paredes de um ambiente.

Eles podem ser usados em conjunto ou sozinhos, e podem ser de diferentes tamanhos, cores, estilos e conter desenhos, pôsteres, quebra-cabeças ou fotografias.

Os quadros são uma excelente forma de expressão e podem refletir os gostos e interesses dos moradores ou então serem condizentes com a estética de ambientes profissionais, como em uma fábrica de estrutura metálica, por exemplo.

Também é importante que os quadros estejam em harmonia com o restante da decoração e não ocupem espaços úteis, de outros objetos na parede.

Vasos e plantas 

Os vasos e plantas são acessórios que trazem vida e frescor para um ambiente, com uma sensação positiva relacionada à natureza.

Eles podem ser usados em diferentes tamanhos e formatos, além de haver uma ampla variedade de vegetações diferentes que condizem com cada ambiente e sua decoração.

Vasos e plantas são tão importantes que há toda uma área específica dentro do contexto de decoração para eles, a chamada paisagismo. Você pode contar com profissionais da área para adequar tal acessório em seu imóvel.

Luminárias 

As luminárias são acessórios importantes na decoração de um ambiente, pois além de trazer a iluminação adequada para o espaço, também podem agregar estilo e personalidade.

É importante escolher o tipo de luminária de acordo com a finalidade e a decoração  do local em que ela será colocada. Existem diversos tipos de luminárias, como:

  • Pendentes;
  • Arandelas;
  • Abajures;
  • Lustres;
  • Fitas de LED;
  • Lâmpadas Smart e muito mais.  

Cada um desses tipos possui características e funcionalidades diferentes, e podem ser utilizados em diferentes ambientes.

Conclusão 

Em conclusão, a decoração de um ambiente é fundamental tanto para a sua estética quanto para o bem estar daqueles que o frequentam.

E, ao decorar um local, os acessórios desempenham um papel fundamental na composição e na harmonia do espaço.

Neste artigo, exploramos alguns dos principais acessórios de decoração e suas funcionalidades, com breves dicas de utilização.

Cada um dos itens listados, dentre diversos outros, pode ser utilizado para trazer personalidade, estilo e conforto ao ambiente, e sua escolha deve ser feita levando em consideração a harmonia com a decoração geral do seu imóvel.

Seja qual for o seu gosto, há sempre uma infinidade de opções de acessórios de decoração para escolher e tornar o seu espaço mais bonito e agradável de se estar.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​