contato@comunicabc.com.br

18 de maio, 2024

O que é medicina do trabalho e quais suas funções?

medicina do trabalho

Se está à procura de informações sobre como o pcmso e como ele tem relação com a medicina do trabalho, veio ao lugar certo. Pois aqui vamos mostrar tudo o que precisa saber sobre o assunto.

A princípio essa é uma especialidade que vai se preocupar em prevenir as doenças ao executar suas tarefas no local de trabalho. Tal como ter um controle de possíveis riscos no ambiente.

Ela tem uma ligação direta com as normas do governo as quais as empresas devem seguir. Isso porque é algo importante para poder promover saúde ao trabalhador.

As normas da medicina do trabalhador, que faz parte da medicina ocupacional, irão servir para o trabalhador executar sua função da melhor forma. Isso sem correr risco para sua saúde e qualidade vida.

Nos dias atuais, as empresas estão criando maior consciência de que isso é algo importante. Uma vez que podemos ver que os empresários buscam esse tipo de atendimento para ter uma produção melhor.

Quer saber mais? Então continue lendo este artigo e descubra mais sobre o assunto.

O que é medicina do trabalho?

Bem, agora vamos explicar o conceito de medicina do trabalho além da sua relação com o pcmso. Ao longo do conteúdo vamos explicar a importância do programa na medicina.

Antes de qualquer coisa é preciso que você saiba que medicina ocupacional e medicina do trabalho são sinônimos. Mas, o qual o conceito da segunda opção?

Bem, trata-se de uma especialidade que tem foco exclusivo na prevenção e tratamento de doenças. Caso tenham envolvimento com as atividades realizadas no local de trabalho.

Reduzir complicações, prevenir doenças tanto de trabalho quanto ocupacional é um direito do funcionário. Uma vez que está descrito na Constituição, além disso, garantir que os funcionários tenham uma qualidade de vida melhor pode ser um ponto positivo para a sua empresa.

Visto que trabalhadores saudáveis produzem mais e melhor. Isso reduz ausências no serviço, que seja preciso remanejar e até mesmo realizar uma troca de funções.

Quais são as funções da medicina do trabalho?

Bem, o foco da medicina do trabalho é a prevenção de acidentes e/ou doenças. Mas, também se preocupa com a qualidade de vida do trabalhador principalmente porque são expostos a diversos riscos no serviço.

Tal como tem foco na manutenção da saúde tanto física quanto mental e social. Desse modo, irá atuar no auxílio a vítima no caso de acidente e/ou doença.

Assim como fornece ajuda para os familiares do funcionário. A tarefa do médico é fazer a aplicação de um programa de proteção chamado de PCMSO.

Essa sigla significa “Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional”. No entanto deve-se aplicar o programa com relação a área que esse funcionário trabalha nessa empresa.

Junto com isso o médico do emprego irá indicar os exames que tenham relação com o cargo que esse trabalhador exerce na empresa. Dessa forma ele vai indicar quais os exames de rotina precisam ser feitos para acompanhar como anda a saúde.

As empresas estão vendo a Medicina do trabalho como uma parceira

Muitas empresas estão vendo isso como algo positivo. Um exemplo disso é que muitos empresários estão indo à procura de consultórios, ou profissionais que prestem esse serviço.

Bem, essa especialidade tem como base normas que são reguladas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Logo, isso as torna obrigatórias para as todas as companhias.

No entanto, isso irá garantir que todos os funcionários tenham acesso a todos os recursos. Dessa forma, será possível evitar que problemas com a lei apareçam.

Quem são os profissionais de medicina no trabalho?

Toda empresa tanto privada quanto pública possui empregados que tem contrato pelo regime celetista. Ele deve se manter o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Ele deve estar dentro conforme o dimensionamento que está previsto no Quadro II na NR-04. Logo, o SESMET pode ter em sua formação os seguintes profissionais:

  • Técnico de Segurança do Trabalho;
  • Enfermeiros do Trabalho;
  • Médicos do Trabalho;
  • Entre outros.

Dentro disso existe os programas que são obrigatórios por lei. É claro que vamos mostrar quais deles estão essa lista para que você conheça cada um deles.

PCMSO– Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. A tarefa do médico é aplicar esse programa para ajudar os funcionários e seus familiares.

PPRA– Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Ele avalia os riscos à saúde que possam haver no local onde os funcionários exercem suas funções.

PCMAT– Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

LTCAT– Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho.

PPP– Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Esses são os programas que são obrigatórios por lei. Ou seja, a sua empresa precisa ter ao menos dois deles, para evitar multas, caso o Ministério do Trabalho resolva fazer uma fiscalização.

As duas primeiras opções são as mais escolhidas. São dois programas que apesar de se parecerem, eles não são iguais, um avalia o risco de doenças e o outro avalia os riscos de perigo que possam existir no local de trabalho.

Conclusão

Por fim, deixamos a sua disposição informações sobre o que é medicina do trabalho. Além disso é possível ver quais são as funções dessa especialidade.

Nos últimos anos foi possível ver que as empresas estão aderindo à medicina do trabalho em suas empresas. Uma vez que é algo que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do funcionário.

Isso irá garantir que a produtividade do serviço melhore. Aderir programas com foco em prevenir as doenças é algo fundamental e obrigatório para evitar que você tenha problemas com a lei.

Além disso deixamos uma lista com alguns programas que são obrigatórios. Visto que a sua empresa precisa possuir ao menos dois deles para não receber nenhuma multa.

É importante ter um local de trabalho seguro e que garanta que os funcionários ficarão bem. Isso pode ter um grande impacto na produção.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, vamos ficar felizes em poder ajudar.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​