contato@comunicabc.com.br

18 de maio, 2024

Músculos e ossos dos membros inferiores

Músculos e ossos dos membros inferiores

Sabe-se que a tíbia e a fíbula são ossos importantes da perna. Mas, se você quer saber mais sobre os membros inferiores, veio ao lugar certo.

Aqui vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Bem, os membros inferiores são compostos por quadril, coxa, pernas e pés.

O conjunto de membros também se chama de MMI e são responsáveis por sustentar, equilibrar e para locomoção do corpo humano.

Bem, o quadril junta-se ao tronco e por conta disso trata-se de uma região de transição. Por outro lado, tem outros membros que são conhecidos como livres, pois são responsáveis por realizar movimentos.

A coxa localiza-se logo abaixo do quadril e vai se estender até a articulação do joelho. Logo após o joelho é possível ver a perna que segue até à articulação do tornozelo e por último tem o pé que é uma parte importante do grupo de membros inferiores.

Quer saber mais? Então continue lendo este artigo e descubra mais sobre o assunto.

Quais são os ossos dos membros inferiores?

Bem, o eixo apendicular se liga ao eixo axial do esqueleto humano. Ele é formado por membros inferiores e os membros superiores.

Além disso, a cintura pélvica que também se chama de quadril e/ou bacia. Ela é uma região que fica responsável por ligar a parte de baixo com o tronco.

No entanto, além dos ossos ílio, ísquio e púbis (ossos do quadril) ao todo existem cerca de outros 30 ossos. Eles se distribuem entre os membros inferiores.

Por exemplo, um osso fica na coxa, 3 ossos na perna e outros 26 no pé. Vamos deixar abaixo quais são eles, assim vai ficar mais fácil entender o assunto. Confira:

  • 07 Ossos tarsais: eles se localizam na parte superior e posterior do pé;
  • 05 Ossos metatarsais: esses se localizam na região média do pé;
  • 14 Falanges: eles ficam localizados nos dedos do pé;
  • Patela, tíbia e fíbula: esses ficam na perna;
  • Fêmur: localizado da coxa.

Bem, o fêmur que é o osso que fica na coxa e é o mais longo do esqueleto humano. Ele também possui um peso maior e conta com uma força bem maior.

A patela, é um osso que fica na articulação do joelho e é pequeno e tem um formato triangular. A tíbia fica localizada na região medial da perna.

Ele é um dos maiores ossos dessa região e é responsável por promover a sustentação do peso humano. Já a fíbula é considerada bem pequena quando comparada a tíbia.

Uma vez que se encontra paralela a ela no esqueleto humano. A sua localização fica bem na lateral da tíbia, por isso a apontam como menor.

Ao todo existem cerca de 26 ossos que são responsáveis por formar a estrutura do pé. Eles ficam divididos em ossos tarsais, metatarsais e falanges.

Ossos do pé

No caso, os ossos dos pés são importantes pontuar que tanto a parte superior quanto o posterior têm em sua formação o tarso. No entanto, ele tem em sua composição mais 07 ossos.

O mais forte entre eles é o calcâneo. Mas, além dele tem o tálus, os cuneiformes que são: o lateral, intermédio e medial, navicular e o cuboide.

Bem, a região da intermediária do pé conta com ossos metatarsos. O osso metatarso tem uma numeração de I a V.

Ele é o primeiro responsável por sustentar o peso do corpo. Visto que é um osso um pouco mais espesso que os demais.

Já nos dedos ficam as falanges e se parecem com as das mãos tanto quantidade quanto disposição. No dedo número I ficam localizadas duas grandes falanges, a proximal e a distal.

Por outro lado, os demais dedos vão possuir 3 falanges. Elas recebem os nomes de proximal, média e distal, bem diferente do dedo número I.

É sempre bom ter conhecimento sobre os ossos do corpo para evitar e até mesmo saber onde foi caso aconteça um acidente. Por exemplo, as fraturas ósseas são bem comuns nesses membros e por isso é bom conhecer as partes dele.

Quais são os músculos dos membros inferiores?

Bem, antes de saber quais são os músculos que compõem esses membros, é importante saber o que são. Eles são tecidos os quais possibilitam a realização de movimentos de contração.

As fibras musculares são parte desses membros. É importante saber que os músculos dessa parte são os mais firmes e ajudam a sustentar e na locomoção.

Por exemplo, o músculo estriado esquelético é o modelo que compõem os membros inferiores. Ele é controlado pelo sistema nervoso central, o músculo costuma responder aos estímulos ao produzir movimentos involuntários.

Vamos ver alguns do músculo que fazem parte desses membros. Dessa forma ficará mais fácil entender melhor o assunto e onde ficam alguns deles. Confira:

  • Psoas maior, psoas menor, glúteo máximo, médio e mínimo que são músculos do quadril;
  • Tibial anterior, extensor longo dos dedos e flexor longo dos dedos que ficam na perna;
  • Extensor curto dos dedos, abdutor do hálux e interósseos plantares;
  • Sartório, pectíneo e bíceps femoral que músculos da coxa.

Você sabia? Um dos maiores músculos do corpo fica na coxa. Trata-se do sartório, o qual tem um comprimento de mais ou menos 50 cm e isso pode variar dependendo da estatura do indivíduo.

Conclusão

Por fim, mostramos a você quais são os ossos dos membros inferiores. Bem como, quais são os músculos que o compõem.

Listamos alguns dos músculos dos membros inferiores para que você fique por dentro do assunto. Dessa forma se em algum momento estiver no médico poderá entender quais termos, nomes e onde ficam.

Por exemplo, quem nunca quis saber qual o maior osso do corpo humano ou qual o músculo dos membros inferiores. Bem, neste conteúdo você terá essas outras respostas.

O maior músculo do corpo humano fica na coxa e se chama sartório. Apesar de ele ser o maior, tem muitos outros que fazem parte desses membros.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, vamos ficar felizes em poder ajudar.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​