Atualmente você consegue encontrar vagas e ofertas de empregos de gestão de marketing na maioria das empresas e indústrias, é dos setores que mais crescem, pois atuam diretamente com tecnologia e resultados, para gerar receita e construir uma marca forte com autoridade no mercado.
Em relação aos salários, podem variar bastante tanto quanto as vagas, cargos, qualificações e o setor em que trabalham.
Conheça alguns cargos interessantes, se você tem a intenção de seguir carreiras em gestão de marketing. Alguns dados salariais foram retirados com base em diversos sites de RH em 2022 e 2023.
Gerente de Marketing
Os gerentes de marketing desenvolvem estratégias para empresas e ajudam a identificar mercados-alvo com base em um produto ou serviço. Eles supervisionam campanhas e diversos esforços de marketing, usam métricas para medir a eficácia dos planos de marketing e trabalham diretamente em um departamento de marketing com profissionais de vendas de anúncios, departamento financeiro e muito mais para coordenar e financiar campanhas de marketing.
Salário médio: R$ 7.000,00
Gerente de Marca
Os gerentes de marca desenvolvem e executam estratégias de marca para as organizações para as quais trabalham e implementam táticas para atingir os objetivos de negócios da marca. As tarefas incluem manter-se atualizado sobre as tendências de marketing e atividades competitivas, desenvolver a narrativa e os ativos da marca e ajudar a gerenciar campanhas de marketing. Os gerentes de marca podem trabalhar em conjunto com as equipes de marketing, vendas e criação para oferecer uma experiência de marca envolvente ao público-alvo.
Salário médio: R$ 9.500,00
Gerente de mídia social
Os gerentes de mídia social coordenam equipes que criam conteúdo para redes de mídia social com base nas metas de marketing da empresa. Eles podem usar métricas de mídia social para direcionar esforços enquanto monitoram e medem o desempenho das postagens. Os gerentes de mídia social são responsáveis por interagir com os clientes e manter a marca da empresa em alta com grande engajamento por meio das redes de mídia social
Salário médio: R$3.000,00
Diretor de Marketing
Um diretor de marketing é uma posição executiva muito relevante entre a maioria das opções de carreiras em gestão de marketing, nessa posição o diretor de marketing toma decisões de alto nível sobre os esforços de marketing de uma empresa. Esta posição gerencia todas as campanhas publicitárias e mede métricas como retorno sobre investimentos (ROI) para determinar a eficácia dos esforços de marketing e fazer alterações conforme necessário. O diretor de marketing normalmente trabalha acima de um gerente de marketing e outras funções dentro de um departamento de marketing.
Salário médio: pode iniciar com o salário de R$ 5.200,00 e pode vir a ganhar até R$ 26.000,00
Como trabalhar na gestão de marketing
Para trabalhar em uma das carreiras em gestão de marketing, você precisará obter um diploma de bacharel em marketing ou áreas afins e obter experiência profissional em marketing, negócios, publicidade e propaganda ou cursos relacionados. Como as carreiras em gerenciamento de marketing são cargos gerenciais de nível superior, você pode precisar obter um mestrado e obter uma vasta experiência profissional em marketing para passar para algumas posições como Diretor de Marketing.
- Obtenha um diploma de bacharel.
A maioria dos empregos em gerenciamento de marketing exige um diploma de bacharel em marketing ou em um campo de negócios relacionado.
Ao obter seu diploma, você pode considerar fazer cursos sobre comportamento do consumidor, relações públicas, ciência da computação e pesquisa de marketing. Dependendo da sua área, você pode se especializar em uma área específica de marketing como: especialista em tráfego pago, SEO, mídias sociais, automação, relações públicas, entre outras.
Alguns alunos podem concluir estágios enquanto obtêm um diploma, o que oferece oportunidades de aprendizado prático que aprimoram o currículo. Em alguns casos, as empresas podem contratar estagiários após a formatura, por isso é uma ótima oportunidade para considerar se o seu programa de graduação não exige isso.
- Desenvolva habilidades de marketing valiosas
Sua graduação deve equipá-lo com muitas habilidades técnicas e de trabalho relevantes, mas somente isso pode não ser necessários para sobreviver nas carreiras em gestão de marketing. Certifique-se de pesquisar as habilidades que os empregadores procuram em um líder de marketing. Por exemplo, os dados coletados de milhares de candidaturas de cargos de gerentes de marketing mostram que as 10 habilidades que mais aparecem incluem:
- Colaboração
- Habilidades digitais
- Inovação
- Estratégia de marketing
- Mídia social
- Comunicação
- Campanhas de marketing
- Marketing digital
- Gerenciamento de Projetos
- Planejamento de marketing
Habilidades adicionais a serem priorizadas incluem: sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), habilidades de gerenciamento de anúncios digitais, otimização de mecanismo de pesquisa , gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), teste A/B, análise da web, criatividade, habilidades organizacionais e resolução de problemas.
Para complementar seu curso de graduação e desenvolver habilidades sob demanda, considere se inscrever em cursos online de especialização em determinada ferramenta ou software.
Escolha e se especialize para avançar nas diversas carreiras em gestão de marketing
Agora que você conhece as principais carreiras em gestão de marketing, dê o primeiro passo para começar na incrível e promissora área de marketing, desenvolva as habilidades necessárias e relevantes para ter sucesso e não perca tempo.