contato@comunicabc.com.br

18 de maio, 2024

Saiba como se planejar para estudar fora do país

estudar fora do país

Estudar fora do país requer planejamento antecipado e atenção a alguns detalhes

Morar fora do país é o sonho de muitos brasileiros. Entre os mais jovens, a possibilidade de estudar fora é uma excelente forma de conhecer novas culturas, aprender um novo idioma e experimentar uma maneira diferente de viver novas experiências.

Porém, para tornar esse sonho realidade, o planejamento é indispensável. Não basta escolher o destino e comprar a passagem aérea, é preciso pesquisar cursos, garantir um seguro viagem para estudantes e verificar todas as regras e os documentos necessários para viver uma experiência mais tranquila.

Escolha o país de destino

Se você está pensando em estudar fora do país, o primeiro passo do planejamento da sua viagem começa com a escolha do país de destino. Quem vai para aprender um idioma deve escolher um país que tenha como língua aquela que se pretende estudar.

Os alunos de cursos de graduação também costumam viajar em programas específicos das universidades. Nesse caso, o idioma também precisa ser levado em consideração, já que é preciso ter domínio da língua para conseguir concluir as matérias na universidade do outro país.

Além disso, você precisa definir qual é a cidade na qual pretende se instalar. É nesse local que você vai morar e fazer o seu curso.

Avalie os cursos de sua preferência

Escolhido o país e a cidade, o próximo passo é avaliar os cursos de idiomas disponíveis naquela região. Existem instituições de ensino de idiomas no Brasil que firmam parcerias com escolas de idiomas de outros países. Se você já estiver matriculado em um curso, pode verificar a viabilidade de fechar com uma escola parceira.

Caso contrário, faça uma pesquisa da internet, converse com pessoas que já estudaram fora e avalie com atenção o site e as redes sociais da escola de idiomas escolhida.

Defina o tempo de viagem

Outro passo importante no planejamento, que impacta diretamente no seu orçamento, é a definição do período de duração da sua viagem. De forma geral, os vistos de estudante tem prazo de duração compatível com a duração dos cursos que serão realizados.

Você pode ficar o tempo que for necessário desde que cumpra com as regras do seu visto.

Planeje o orçamento

O orçamento é um ponto-chave no planejamento da sua viagem. Para saber qual será o custo total, considere despesas com passagens aéreas, moradia, alimentação, locomoção e lazer durante todo o período de estadia previamente definido.

Providencie toda a documentação

Agora que você já tem as principais informações sobre a sua viagem, é hora de começar a providenciar a documentação.

Passaporte, visto de estudante e demais documentos exigidos pelo país de destino devem ser providenciados com o máximo de antecedência possível da data programada para a viagem. Como você vai estudar no país, precisa ter uma autorização específica para isso.

Caso tenha dúvidas ou dificuldades com relação à documentação, é possível buscar o suporte de empresas especializadas em intercâmbios.

Providencie um seguro

Um ponto de atenção quando se fala em viagem internacional é a contratação de seguros. Existem seguros de viagem específicos para estudantes. Não viaje sem esse seguro, já que ele pode oferecer todo o suporte necessário caso você tenha algum problema de saúde durante a sua estadia em outro país. 

Busque referências e opiniões na internet

Por fim, todas as etapas do seu planejamento devem ser programadas e pesquisadas com atenção. Avalie bem a escolha do destino e da escola, busque opiniões de pessoas que já viajaram e estudaram no local, avalie suas preferências e veja se o destino é capaz de atender às suas expectativas e não abra mão da sua segurança.

Quanto mais profundo e completo for o seu planejamento e a sua organização, menores são as chances de você ter problemas ou dificuldades durante a sua estadia em outro país.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​