contato@comunicabc.com.br

18 de maio, 2024

Como otimizar o espaço em imóveis

espaço em imóveis

Um bom espaço em imóveis é essencial para viver bem, ter mais qualidade de vida e bem-estar, realizando uma boa distribuição dos móveis e garantindo uma boa circulação;

No entanto, um dos grandes desafios é saber aproveitar bem esses espaços. Ou seja, otimizá-los de forma adequada para desenvolver os ambientes e utilizá-los da melhor forma, garantindo a boa distribuição dos cômodos.

Para auxiliá-lo nesse processo, desenvolvemos o conteúdo a seguir, confira!

Importância de otimizar os espaços

Seja em casas, apartamentos ou escritórios, é possível deixar o lugar com sensação de amplitude, melhor aproveitamento da luz e ventilação, mais confortável e até mudar a aparência como um todo, conferindo uma identidade única ao espaço.

Com isso, o melhor aproveitamento de espaço é algo que pode ser pensado desde o primeiro momento pelo engenheiro de obras que cuida do projeto e faz a análise do terreno. Ou mesmo, após a entrega, em um projeto de revitalização, por exemplo.

Esse apoio profissional é fundamental porque os engenheiros auxiliam nas questões de espaço e distribuição dos ambientes, inclusive – se possível – no início da obra.

No entanto, quando isso não é possível, é importante pensar em como aproveitar o espaço para oferecer uma boa experiência ao proprietário ao longo do tempo, realizando reformas ou decorações otimizadas.

Muitos proprietários buscam maneiras de deixar seus imóveis mais espaçosos e bem aproveitados. Sendo assim, colocar em prática algumas dicas são formas de transformar o interior do imóvel, deixando-o mais funcional e agradável.

Crescimento de tendências minimalistas

Cada vez mais cresce uma visão mais clara sobre o uso dos espaços e itens que são fundamentais, bem como aqueles que não são tão necessários.

O intuito é realizar consumos mais conscientes e melhorar as composições dos ambientes. 

Com isso, um imóvel não necessita de tantos itens de decoração e domésticos para ter seu pleno funcionamento. Principalmente se a edificação ou empreendimento é menor.

Nestes casos é importante compreender quais estruturas são fundamentais ou desejadas, e quais composições podem ser utilizadas e adaptadas para um melhor aproveitamento dos cômodos.

Atividades relacionadas ao lazer, por exemplo, precisam ser bem planejadas para que confira conforto para todos que utilizarão o espaço. 

Assim, quando o proprietário tenta fazer adaptações em uma casa para ter uma churrasqueira em um apartamento com varanda, por exemplo, é preciso considerar o uso dessa área e quais itens são ou não cruciais. 

Deste modo, no planejamento com o engenheiro e arquiteto Feira de Santana é importante considerar sempre o conforto de quem irá viver no imóvel. 

Deste modo, é essencial pensar em cada uma das áreas comuns, suas partes e como aproveitar bem o espaço delas, bem como entender o estilo adotado e quais estruturas podem ter o uso questionado ou abandonado, reduzindo custos e melhorando o aproveitamento de áreas menores.

Como otimizar espaços em apartamentos?

A otimização pode parecer um grande desafio, pois, decidir quais móveis devem ou não ser utilizados e quais são os melhores para as suas necessidades pode levantar vários questionamentos e uma análise cuidadosa.

Contudo, apesar dessas dúvidas serem comuns, elas podem ser solucionadas com alguns truques de design de interiores, sem fazer tantas mudanças. Confira duas práticas interessantes para melhorar a amplitude de pequenos espaços em apartamentos.

Janelas para otimização dos espaços

A luz natural é muito interessante para dar sensação de amplitude nos ambientes. 

Optar por deixar as janelas abertas sempre que possível e usar cortinas mais claras e menores agrega na circulação de luz e ar, além de garantir a sua privacidade.

Essa é uma mudança muito simples, mas que faz toda diferença nos ambientes.

Cores que ajudam a favorecer o ambiente

Além do bom uso dos móveis e até mesmo de itens de decoração como espelhos, algumas cores podem melhorar as sensações em um ambiente, conferindo mais segurança, conforto ou amplitude.

Contudo, da mesma maneira, outras cores podem provocar uma sensação de claustrofobia. É o caso do vermelho, cinza, preto e outros tons fortes, quando não são devidamente distribuídos nos ambientes.

Isso não significa que essas cores não possam ser utilizadas. Na verdade, o uso precisa ser planejado.

Assim, você pode usar em uma parede e fazer contraste com cores claras como creme ou branco para dar sensação de amplitude no ambiente e criar mais energia ou uma área foco no espaço. 

Outras cores que podem ser utilizadas para criar composições mais harmônicas e que promovem amplitude são:

  • Bege;
  • Verde;
  • Amarelo;
  • Azul-claro;

Outras cores similares podem ser uma boa opção, sendo interessante para criar mais dinamicidades e vida ao ambiente.

Sendo assim, conversar com o profissional responsável pelo projeto de design de interiores é uma ótima solução para encontrar uma alternativa que lhe agrade.

É possível otimizar espaços em apartamentos sem fazer reformas?

Algumas pessoas perdem a vontade de otimizar espaços por achar que esse processo exige reformas complexas no imóvel, seja o próprio proprietário ou em casos de imóveis alugados. 

No segundo caso isso traz ainda mais receios. Afinal, normalmente, muitos contratos não permitem grandes alterações na parte estrutural sem o consentimento do proprietário.

Contudo, a boa notícia é que existem mudanças que podem ser feitas de forma simples para melhorar o espaço sem a necessidade de grandes alterações e o famoso “quebra-quebra”.

Isso pode ser feito da seguinte forma:

  • Use portas de correr no box do banheiro, armários e guarda-roupas;
  • Aproveite as paredes para melhorar a decoração;
  • Opte por móveis planejados multifuncionais;
  • Use nichos para aproveitar melhor os espaços;
  • Aposte em prateleiras para organizar e economizar espaço.

Essas dicas mostram que mesmo em um apartamento, independentemente do tamanho, é possível otimizar espaço e ter comodidade.

Em prédios comerciais, essas dicas podem ser implementadas somada a instalação de um forro PVC modular, por exemplo, para tornar os ambientes mais agradáveis.

Como realizar essa otimização?

Todo imóvel pode ser bem aproveitado com um bom planejamento para otimizar o espaço, somado a uma boa decoração e o uso de equipamentos corretos, como o aluguel de guindaste preço em grandes alterações.

Isso envolve uma boa disposição dos móveis, escolher as cores certas e pensar em estratégias para otimizar e valorizar os ambientes.

O importante é saber que mesmo em um espaço pequeno, é possível viver com conforto e ter uma decoração bonita e confortável, com apoio profissional.

Os benefícios de investir na otimização dos espaços são:

  • Ambiente mais organizado;
  • Espaços mais harmônicos;
  • Experiência mais agradável no imóvel;
  • Melhora do humor e qualidade de vida.

Estes são apenas alguns dos diversos ganhos que uma otimização de espaço nos imóveis. Por isso, pensar em dicas e estratégias para transformar o ambiente é algo interessante, assim como o serviço de uma empresa administradora de condomínio.

Para otimizar o espaço você pode:

Usar espelhos

O espelho cria um efeito bem interessante em ambientes pequenos, dando sensação de amplitude. 

Deste modo, é importante ser estratégico, ou seja, pensar na disposição dos espelhos considerando a decoração do imóvel e, a partir disso, escolher os modelos que ajudam a valorizar o espaço.

Corredores e salas são os ambientes mais comuns para aplicar espelhos. 

Posicioná-los, por exemplo, em lugares que você fica pouco tempo para não tornar cansativo o reflexo da sua imagem no ambiente.

Escolher móveis pequenos

Essa é uma das dicas mais importantes, ou seja, é impossível usar uma mesa de oito lugares em um apartamento pequeno. 

Isso porque, além de ocupar muito espaço, pode ficar desproporcional com a sua decoração.

Sendo assim, considere móveis menores, que possam ser adaptados ao ambiente, agregando leveza e elegância para os cômodos.

No momento de escolher os móveis é importante pensar nas suas necessidades no dia a dia. Pensar nas necessidades e objetivos ajuda na escolha dos móveis e a definir tipos de alambrado que podem ser usados para otimizar espaço na área externa do imóvel.

Ter atenção com as barreiras visuais

Espaços pequenos precisam de uma boa vista para enaltecer a amplitude. 

Deste modo, evite criar as chamadas barreiras visuais para dividir os espaços da sua casa, porque isso pode gerar cansaço e fazer com que o local perca seu encanto.

Optar por móveis mais baixos, por exemplo, pode trazer a sensação de aconchego e vista ampla, algo interessante para valorizar o imóvel e otimizar o espaço.

Verticalizar os imóveis

Móveis na vertical tendem a melhorar o espaço, principalmente se o imóvel tiver um mezanino e um pé direito.

Para ter mais espaço em imóveis pequenos, a melhor alternativa é investir em planejados e isso pode ser móveis com estrutura de ferro, madeira ou no material que você desejar.

Criar espaços não convencionais

Aos que adoram exercitar a criatividade, uma maneira de ter um toque de arte é dar contornos mais modernos aos espaços, pintura e itens de decoração.

Todo espaço pequeno precisa de um local para armazenamento de objetos e itens pessoais.

Por isso, instalar armários embutidos que não ocupam tanto espaço é um jeito de manter os ambientes organizados.

Aproveitar os cantos

Quando o imóvel tem cômodos pequenos, o segredo é saber aproveitar todos os cantos para tornar a decoração mais interessante.

Para conseguir resultados positivos, aposte na criatividade para imprimir o seu estilo e deixar os espaços não só otimizados, mas também com um pouco da sua identidade.

Isto posto, pensar em formas de otimizar o espaço nos imóveis é um ponto importante nos projetos de arquitetura e tem relevância, assim como uma boa construção industrial que – ao ser bem executada – proporciona ótimos ganhos. 

Um imóvel com espaços otimizados agrega mais elegância e comodidade. 

Com isso, as pessoas podem ter mais felicidade e qualidade de vida em um imóvel espaçoso e, principalmente, que atenda às suas necessidades de modo simples e prático.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​