O hábito da leitura pode ser difícil de cultivar e mais ainda de manter. Confira algumas dicas para criar o hábito da leitura e aprimorá-lo
Cultivar um hobby é uma ótima forma de lazer. Seja lendo, assistindo séries, andando de skate ou de bicicleta, desenhando ou pintando, fazer algo por prazer pode aumentar nossa criatividade e dar uma pausa para o cérebro.
Mas é necessário tomar cuidado com o consumismo. Comprar várias roupas, livros ou qualquer outro produto pode ser um péssimo hábito. Por mais que seja bom pegar aquele desconto em livros ou roupas, um item sem uso acaba sendo dinheiro jogando fora.
Quando falamos de leitura, esse é um hábito que muitos querem ter, mas muitos não sabem nem como começar. Por isso, separamos algumas dicas para criar esse hábito ou até sair de uma ressaca literária, a fim de retomar o hábito de leitura.
Respeite seu gosto literário
Às vezes vemos alguém lendo um livro supertécnico, culto e interessante e vem o pensamento: “Puxa, queria ser assim”. Entretanto, a leitura tem que ser prazerosa, então ache seu próprio gosto e o respeite, seja uma história em quadrinhos, um romance clichê ou um mistério de tirar o fôlego. Seu gosto é único, e você não precisa se comparar ou se sentir diminuído por alguém por ter um gosto diferente. E não se esqueça de que o número de páginas não é relevante, mas sim o gênero do seu gosto.
Estabeleça uma meta de leitura
Essa dica não é para todos, nem todo mundo lida bem com metas. Porém, se você for uma pessoa que sente a necessidade de colocar metas ou se for um livro de leitura mais difícil, estabeleça um número de páginas para ler por dia ou por semana. Assim, será possível terminar uma leitura de maneira mais rápida e centrada.
Pesquise sobre o conteúdo antes de ler
Outra dica para algumas pessoas é procurar sobre o conteúdo antes de começar a ler. Tem vários influenciadores que falam sobre o conteúdo de um livro sem dar spoilers, que podem acabar despertando maior curiosidade para ler a obra. Porém, cuidado, isso pode gerar uma expectativa que não será cumprida, causando uma frustração. Além disso, escolha bem os influenciadores e garanta que o escolhido tenha uma abordagem e um gosto parecido com o seu.
Não pronuncie as palavras enquanto lê
Por vezes, mesmo sem perceber, pronunciamos as palavras enquanto lemos, sem dizê-las em voz alta. Porém, nosso cérebro leva mais tempo para mandar a palavra para os nossos lábios do que para compreendê-la mentalmente. Por isso, a leitura se torna mais rápida quando não pronunciamos as palavras.
Playlists podem ser aliadas no momento da leitura
Para alguns leitores, o ambiente conta muito. Alguns gostam de ler no parque, outros em casa, outros no transporte público. Seja como for, procure o que for melhor pra você, seja com barulho ou silêncio absoluto. Conforme for, playlists de músicas podem ajudar a se concentrar melhor na leitura, como música instrumental ou músicas com letras. Os aplicativos de música têm playlists especializadas para leitura que podem ser grandes aliadas no seu momento reservado para viajar nos livros.
Aproveite os momentos de deslocamento
Por vezes, com a correria do cotidiano, nos falta tempo para ler. Mas uma opção pode ser o momento de deslocamento de um lugar para outro no transporte público. Seja no metrô ou no ônibus, aproveite esses momentos para ler e descansar a mente. Se for de carro, uma opção são os audiobooks. Além de serem práticos, você pode ouvi-los no transporte ou durante alguma tarefa. Além disso, os assistentes de casa inteligentes também conseguem narrar ebooks comprados, com entonação de voz e interpretação.