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18 de maio, 2024

5 dicas para praticar esportes na chuva

esportes na chuva

Praticar esportes na chuva é possível, mas é preciso tomar certos cuidados. Saiba quais!

Praticar esportes na chuva pode ser desafiador, mas com as roupas e equipamentos adequados, além de algumas precauções, é possível ter um treino seguro e produtivo.

Assim, com os artigos esportivos corretos e o preparo adequado, não há chuva que possa impedir uma boa prática de exercícios de forma segura.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar a prática de esportes na chuva.

1. Use as meias e calçados certos

De fato, o cuidado com os pés é essencial para a prática de esportes na chuva. Mesmo em caso de produtos impermeáveis, os pés podem acabar ficando úmidos, aumentando a probabilidade de bolhas.

Uma solução fácil é passar vaselina nos pontos que acometem mais atritos, como dedos e calcanhar. No entanto, essa é uma dica não tão eficaz, pois, dependendo do quanto você se molhar, a vaselina irá sair.

Vale notar, ainda, que as meias de algodão são as principais culpadas por bolhas em pés molhados, especialmente se utilizadas com calçados que não são produzidos com tecidos adequados.

Assim, o ideal é optar por meias específicas, feitas com tecidos reforçados, que oferecem conforto. O mesmo vale para o calçado: tenha pelo menos um par adequado em caso de chuvas.

2. Faça um aquecimento antes de se exercitar

Outro cuidado importante a ser tomado é realizar o aquecimento com atenção antes de praticar o seu exercício.

O aquecimento é especialmente necessário antes de se expor à chuva, para prevenir lesões. O objetivo é manter a temperatura do corpo adequada, já que a chuva pode reduzir a temperatura corporal.

Além disso, vale notar que o aquecimento não é só importante para dias de chuva: ele deve ser feito antes de qualquer tipo de exercício.

Por isso, é importante fazer exercícios de aquecimento antes de sair de casa, focando especialmente nos principais grupos musculares usados e mantendo um ritmo adequado.

3. Mantenha a hidratação em dia

De fato, praticar exercícios na chuva pode levar ao descuido em relação à hidratação – afinal, muita gente acha que, por estar se molhando, não precisa repor a água dentro do organismo.

Entretanto, a hidratação continua sendo um cuidado importante mesmo na chuva! Assim, é necessário manter a hidratação, ingerindo água de forma constante.

Por isso, vale a pena levar uma garrafa d’água e beber de tempos em tempos. Vale notar ainda que a quantidade ideal de água por pessoa varia de acordo com cada um.

4. Consulte a rota com antecedência

Terrenos acidentados com elevações podem esconder perigos e levar a lesões graves, enquanto a chuva torna o solo escorregadio, aumentando a possibilidade de quedas.

Além disso, poças d’água também podem esconder buracos, pedras e detritos perigosos para o praticante de esportes.

Assim, para evitar tais riscos, é recomendado consultar mapas com antecedência e escolher rotas conhecidas e seguras.

Caso esteja em uma área desconhecida, é aconselhável perguntar a alguém de confiança sobre o melhor percurso para praticar esportes na chuva.

Vale notar, ainda, que a prática de esportes ao ar livre pode ser beneficiada por tecnologias de localização e tecnologias voltadas para a saúde, como o GPS, contadores de quilometragem e medidores de ritmo, que permitem ajustes imediatos durante o treino para atingir objetivos.

5. Escolha roupas adequadas

A escolha das roupas é fundamental para a prática de esportes na chuva. Atualmente, a tecnologia de tecidos avançou significativamente e há uma ampla variedade de opções que atendem a diferentes necessidades.

Além disso, alguns tecidos oferecem impermeabilidade, com membrana interna respirável, permitindo a evaporação do suor e regulando a temperatura mesmo em condições adversas.

Dessa forma, é possível encontrar peças de vestuário pensadas para a prática de esportes na chuva, como camisetas e calçados, que oferecem conforto e segurança.

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Redação BB jovem

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