contato@comunicabc.com.br

18 de maio, 2024

5 dicas de como fazer um planner semanal de estudo

5 dicas de como fazer um planner semanal de estudo

Por que ter um planner semanal?

É importante ter um planner semanal para ajudar a organizar o seu tempo e o seu estudo. Um planner semanal pode ajudar você a estabelecer metas e objetivos para a sua semana, e também pode ajudar você a manter o foco em seus estudos.

Além disso, um planner semanal pode ser uma ótima maneira de visualizar o seu progresso e ver onde você precisa melhorar.

O que não fazer em um planner semanal de estudos?

Não há uma fórmula exata para criar um planner semanal de estudos eficiente, mas há algumas coisas que você deve evitar ao elaborar o seu. Aqui estão algumas dicas:

– Não tente abranger muitos assuntos em um único planner semanal. Concentre-se em um ou dois tópicos por semana e trabalhe neles com afinco.

– Não copie outros planners. É importante que o seu planner seja personalizado de acordo com as suas necessidades e objetivos específicos.

– Não seja muito rigoroso com o seu planejamento. Deixe espaço para improvisações e mudanças de última hora, caso seja necessário.

estudando

Dica 1- Determinar os objetivos principais para a semana

Primeiro, você deve determinar os seus objetivos para a semana. Isso significa identificar o que você precisa fazer e quais são as suas metas. Sem objetivos, você não terá um foco claro para o seu estudo e isso pode levar ao desperdício de tempo.

Uma vez que você tenha determinado os seus objetivos, é hora de transformá-los em tarefas concretas que serão incluídas no seu planner semanal. Para isso, você pode usar uma lista de tarefas ou um quadro de tarefas (ou ambos).

Quando estiver criando sua lista/quadro de tarefas, certifique-se de ser específico sobre o que precisa ser feito. Isso tornará mais fácil para você executar as tarefas e alcançar seus objetivos.

Não se esqueça de adicionar prazos para as suas tarefas! Sem um prazo, é muito fácil adiar o estudo e perder o foco. Determinar um prazo para cada tarefa irá mantê-lo no track e lhe permitir alcançar seus objetivos naquele período específico.

Dica 2- Definir metas específicas para cada dia da semana

Depois de definir os seus objetivos da semana, é importante definir metas específicas para cada dia da semana, a fim de manter o foco e o ritmo de estudo. Divida suas metas de estudo diárias em blocos de tempo, e estabeleça um objetivo para cada bloco.

Por exemplo, se você tem três horas disponíveis todos os dias para estudar, pode dividir essas horas em três blocos de uma hora, e estabelecer um objetivo para cada bloco.

Seu objetivo pode ser ler uma certa quantidade de páginas do seu texto, assistir a uma aula do seu curso online ou praticar determinadas técnicas de estudo.

Dica 3- Anotar as tarefas e afazeres relacionados aos estudos

Após ter clareza dos objetivos e metas, anote as tarefas no seu planner semanal e organize suas anotações e aprendizado de cada etapa do estudo. É importante também anotar todas as tarefas que forem sendo realizadas.

Isso irá ajudá-lo a visualizar o progresso que está sendo feito e manter-se motivado para continuar os estudos. Deixe também um bloco de notas e canetas à disposição, para anotar as informações mais importantes.

Dica 4- Planejar os horários de estudo e de lazer/descanso

O primeiro passo é determinar quantas horas você tem disponíveis para estudar durante a semana. Lembre-se de que você precisa de tempo para descansar e ter lazer, então não exagere! Uma boa regra é reservar pelo menos 2 horas por dia para o seu estudo.

Depois de saber quantas horas você pode dedicar aos seus estudos, inclua o tempo que você vai dedicar aos exercícios e às atividades de lazer.

Uma dica importante é criar um ambiente de estudo agradável e acolhedor. Escolha um lugar tranquilo e organize sua mesa de maneira que tudo esteja à mão. 

Dica 5- Incluir uma flexibilidade no seu planner semanal – possíveis imprevistos 

Sempre que possível, inclua uma flexibilidade no seu planner semanal de estudos para possíveis imprevistos. Isto permitirá não ficar atrasado caso surjam contratempos inesperados.

Por exemplo, se o seu filho ficar doente e precisar de ficar em casa, poderá ajustar o seu plano de estudos para a semana seguinte.

Tags:

Redação BB jovem

Redação BB jovem

O BB jovem é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​